Prefeitura lança o concurso “Olhos de ver – Bens Culturais de natureza imaterial”

Fotografias selecionadas pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade poderão virar cartões-postais da cidade
 

 

 tempo_rio_

 

A Prefeitura do Rio – por meio do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IPRH) – lança o concurso de fotografias “Olhos de Ver – Bens Culturais de Natureza Imaterial”. As imagens devem ser restritas aos bens culturais de natureza imaterial do município do Rio de Janeiro, como o Mercadão de Madureira, as torcidas do futebol carioca e a Banda de Ipanema. A lista completa está no regulamento do concurso, disponível no site ( http://www0.rio.rj.gov.br/patrimonio/principal.shtm) do Instituto. Todas as obras inscritas no concurso, assim como as vencedoras, poderão fazer parte de uma edição de cartões postais do projeto Olhos de Ver, com distribuição gratuita pela Prefeitura do Rio.

 

 

 

“O Rio é uma cidade com inúmeros patrimônios imateriais que representam desde pequenos grupos sociais até mesmo toda a população carioca. Queremos ver como a cidade observa esses bens. Tenho a certeza de que teremos imagens belíssimas de bens intangíveis como o Cordão da Bola Preta, a Bossa Nova, o Cacique de Ramos, as festas de Iemanjá, os vendedores de mate das praias cariocas. No clique nos cariocas, veremos ângulos diferenciados sobre o jeito de ser e viver da cidade olímpica e maravilhosa”, diz Washington Fajardo, presidente do IRPH.

 

 

 

As inscrições são gratuitas e abertas para toda a população. As fotografias devem ser enviadas anexadas para o e-mail olhosdeverbensimateriais.irph@gmail.com, com o título “Concurso de Fotografias Bens Culturais de Natureza Imaterial” no assunto até o dia 03 de outubro.

 

 

 

Cada participante poderá inscrever, no máximo, três fotografias. As imagens podem ser coloridas ou preto e branco e deverão estar no formato digital (jpeg). Não poderá ser feito qualquer tipo de montagem ou uso de efeitos especiais sobre as imagens.

 

 

 

As imagens serão analisadas por uma comissão julgadora composta por técnicos do IRPH que irá escolher as 20 melhores imagens, sem ordem classificatória. Os dois principais critérios de seleção serão a vinculação com o tema e o cuidado com a técnica. A comissão julgadora não será obrigada a atingir o número de 20 fotografias selecionadas, caso avalie que as imagens concorrentes não apresentam atributos para serem escolhidas. Um mesmo autor não poderá ter mais de duas obras selecionadas.

 

 

 

Este é o segundo concurso de fotografias lançado pelo IRPH este ano. O primeiro foi sobre as obras do paisagista Burle Marx e as inscrições continuam abertas até o dia 19 de setembro. As imagens vencedoras também serão postadas na Coleção Olhos de Ver. 

 

 

 

 

COLEÇÃO OLHOS DE VER – Uma das linhas editorias do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, a coleção “Olhos de Ver” é formada por postais agrupados por temas específicos relacionados com o patrimônio carioca. Em 2012, três novos exemplares foram lançados:  bares tradicionais – que apresentou alguns bares considerados patrimônio cultural carioca; subúrbio carioca – com imagens de igrejas, escolas, estações e outras construções importantes para a história da cidade localizadas no subúrbio; arquitetura art-déco – com fotografias de prédios, igrejas e monumentos com linhas geométricas e ornamentos deste estilo característico dos anos 20 e 30.

 

Instituto Rio Patrimônio da Humanidade|  imprensa.patrimonio@gmail.com

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.