Sete milhões de árvores serão plantadas no entorno do Comperj até 2016

Acordo foi firmado no Fórum Comperj. Também foi apresentado balanço de investimentos na região
 

Foi promovida, na manhã desta terça-feira (13/08), no Palácio Guanabara, a Reunião Geral do Fórum de Desenvolvimento da Área de Influência do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) – localizado em Itaboraí – para apresentar o balanço dos investimentos públicos e privados em andamento na região. O evento contou com a presença do governador Sérgio Cabral, do vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, do secretário de Ambiente, Carlos Minc, secretário de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, entre outros políticos, autoridades e empresários.

 

Durante a reunião, a Petrobras assinou compromisso de plantar sete milhões de árvores no entorno do Comperj até os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

 

– Já havíamos cravado nas exigências para emissão de licença ambiental do Comperj, o compromisso com a revegetação na região e o reflorestamento das matas ciliares dos rios Macabu e Caceribu. Além disso, também era exigência o investimento em saneamento nos municípios do entorno, como por exemplo em Maricá, cujas obras de implantação de redes e elevatórias de esgoto já começaram – explicou o secretário de Ambiente, Carlos Minc.

 

No evento, também foi assinado decreto que reintrega trechos da antiga rodovia RJ-100, localizada na divisa entre Niterói e São Gonçalo, ao plano rodoviário estadual.

 

– Conseguimos reintegrar esse trecho e também incluir a estrada velha de Maricá, que é uma continuação da divisa entre Niterói e São Gonçalo com a RJ-100. Também haverá licitação para recuperação e duplicação de um trecho do Trevo de Maria Paula até o Rio do Ouro, de cerca de 7 km. Além disso, estamos desenvolvendo em parceria com a prefeitura de São Gonçalo e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Cidade da Pesca, na Ilha de Itaoca, em São Gonçalo. A intenção é aproveitar o píer e a dragagem que a Petrobras está construindo e gerar, com esses investimentos, cerca de 10 a 15 mil empregos na área – disse o secretario de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto.

 

O governador Sérgio Cabral destacou a importância do Comperj no processo de desenvolvimento dos 14 municípios situados no entorno do complexo.

 

– Os municípios do entorno do Complexo precisam de articulação para que os investimentos beneficiem toda a região. Com investimentos em abastecimento de água, esgoto, proteção ambiental, mobilidade urbana, vamos mudar a realidade da população de toda a área – disse o governador Sérgio Cabral.

 

Criado por decreto estadual no ano de 2007, o Fórum Comperj tem a função de reunir as demandas, o planejamento e a execução das políticas públicas de interesse comum relativas ao desenvolvimento sustentável de toda a região.

 

Governo do Rio

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.