SuperVia terá centro de simulação de operações

No espaço, será realizado o treinamento de 320 maquinistas
 

Centro-de-simulacao-superviaEstá em fase final de implantação o Centro de Simulação de Operação Ferroviária da SuperVia. A unidade, prevista para entrar em funcionamento em outubro, contará com dois simuladores de condução de trens para capacitar 320 maquinistas e um simulador para o treinamento no novo sistema de sinalização.

 

No local, também será possível aprimorar a formação dos condutores da concessionária, que poderão vivenciar todas as situações reais de um dia de trabalho. Para deixar a simulação o mais perto possível da realidade, as imagens reproduzidas no telão da sala de treinamento foram filmadas com uma câmera instalada na parte dianteira dos trens. O investimento total no centro é de R$ 15 milhões.

 

Já instalado, o novo simulador de trem fará parte do curso para condutores iniciantes, que tem duração de 14 meses. A formação de maquinistas conta com aulas teóricas sobre ferrovia, sinalização de tráfego, mecânica, além de viagens acompanhadas por um instrutor. A intenção da SuperVia é formar, até o fim de 2014 cerca de 100 maquinistas. O espaço também será usado no processo de reciclagens de condutores, que é feito uma vez por ano.

 

– Esta tecnologia acompanha todo o processo de renovação com o qual o sistema ferroviário convive desde 2011 e que tem o Governo do Estado e a SuperVia como parceiros – disse João Gouveia, diretor de operações da SuperVia.

 

Governo do Rio

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.