Teste pode ajudar a identificar o perfil cerebral de cada um

Com resultados comparativos à personalidade de quatro animais, o teste contribuiu para o autoconhecimento ajuda no desenvolvimento pessoal e profissional
 

Apesar do avanço nos estudos e na medicina, o cérebro continua sendo um órgão complexo e cheio de mistérios. Sendo o centro do sistema nervoso, ele controla quase todas as funções vitais do organismo e determina a forma como cada indivíduo se comporta. Cada uma de cerca de suas 100 bilhões de células nervosas tem uma função, e, para lidar de forma correta com alguma pessoa, é preciso entender a sua dinâmica cerebral, para trabalhar com os seus comportamentos e atitudes de forma positiva e usá-los de forma correta.

 

 

Segundo Sergio Ricardo Rocha, mais conhecido como Dr. Vendas, atuante em consultoria empresarial e coaching, entender a dinâmica cerebral contribui para que a pessoa trabalhe melhor com seus pontos fortes e compreenda os pontos que precisam ser melhorados. ”O funcionamento do cérebro é tão importante para a consolidação dos objetivos que este é um dos primeiros aspectos a ser levado em consideração no processo de coaching”, diz o especialista. Ele explica que essa é uma forma de desenvolvimento pessoal e profissional que identifica a meta do cliente e constata o que é necessário para chegar até ela, – e o profissional que trabalha com isso, o coach, estimula ajuda o coachee (cliente) a pensar nas possibilidades e a agir da melhor forma para conseguí-los.

 

 

Para entender a forma com que o cérebro do coachee  trabalha, o especialista faz um rápido teste que tem como objetivo identificar qual é o perfil cerebral do indivíduo. “São quatro perfis básicos, cada um relacionado a um animal. As pessoas podem ser definidas como águia, lobo, golfinho ou tubarão”, explica Rocha. No teste, são mostrados 25 quadros, com quatro palavras cada. A cada quadro o cliente deve escolher a palavra que mais se aproxima do seu comportamento e a mais distante. No final é feita a soma das respostas e determinado o seu perfil.

 

 

Os quatro perfis do coachee

Caso o resultado do cliente seja “água”, o seu perfil é de um idealizador, uma pessoa que gosta de fazer as coisas de forma diferente. “Algumas das principais características dessa pessoa é a curiosidade, a criatividade, a intuição, a flexibilidade, a liberdade, a visão de futuro e a inovação”, comenta.

 

 

Já o golfinho é caracterizado como uma pessoa comunicadora, sensível, que gosta de trabalhar em equipe e se relacionar com outras pessoas. “Esse perfil tem como característica a necessidade de ser aceito socialmente, colocar a felicidade acima dos resultados, ser reconhecido por sua equipe e gostar de trabalhar em um ambiente harmônico”, exalta Rocha.

 

 

Já quem gosta de organização, planejamento, pontualidade e controle normalmente é identificado no perfil do lobo. Detalhista, conservador, metódico, previsível, leal, com dificuldade de adaptação a mudanças e responsável são algumas de suas características.

 

 

O tubarão, último perfil, é aquele caracterizado por pessoas que atuam em busca do resultado. Senso de urgência, impulsividade, praticidade, com foco no futuro e com a sensação de serem autossuficientes. São essas algumas de suas características.

 

 

Serviço: Sergio Ricardo Rocha – (21) 8114-4576

 

0 comentários