Atendimento na Academia Carioca é ampliado

Programa já beneficia mais de 40 mil pessoas
 

Academia-Carioca-SaudeO Programa Academia Carioca, da Secretaria Municipal de Saúde, já beneficia mais de 40 mil pessoas em 77 unidades espalhadas pela cidade. Em nove meses, o número de pacientes que participam do serviço nas unidades de saúde cresceu 60% em relação ao ano passado. Sensação de bem estar, aumento da autoestima, melhor qualidade do sono, redução do nível de pressão arterial e redução do uso de medicamentos são alguns dos benefícios da prática regular de exercícios físicos com acompanhamento médico, como comprovam as pesquisas feitas com os usuários do serviço instalado em unidades básicas de saúde.

 

 

A Academia Carioca tem como objetivo facilitar o acesso e melhorar a qualidade de vida da população que utiliza os serviços de saúde, prevenindo doenças e suas complicações, principalmente hipertensão e diabetes. Do total de participantes, 89% são hipertensos, 38% diabéticos e 68% tem excesso de peso. Com a prática regular de exercícios, 97% dos usuários controlaram a pressão arterial, 91% a glicemia, e 95% perderam peso. Com o hábito saudável, 8,6% deixaram de tomar medicamentos, 89% diminuíram a dosagem e 71% diminuíram a freqüência dos remédios.

 

 

O programa também constatou um aumento no interesse de homens por serviços de saúde. Mas as mulheres ainda são a grande maioria dos usuários:
elas representam 78% dos cadastrados. Por faixa etária, os idosos representam 41% dos inscritos, seguido dos pacientes de 46 a 59 anos com 38%.

 

 

Para fazer parte do programa, basta procurar a unidade de saúde mais próxima da residência e ter indicação médica. As academias são equipadas com dez aparelhos, que visam à melhoria da capacidade muscular e aeróbia. Os exercícios são de fácil execução e podem ser praticados por diferentes faixas etárias e por grupos especiais.

 

Prefeitura do Rio

0 comentários