BRS: redução de 23% no tempo de viagem no corredor Carioca-Estácio

Todas as linhas foram agrupadas em pontos específicos com numeração de BRS 1 até BRS 5, além do BRS Intermunicipal
 
A Prefeitura do Rio, por meio da secretaria municipal de Transportes (SMTR) e da CET-Rio, apresenta balanço de funcionamento da primeira semana de funcionamento do novo corredor BRS, que liga o Largo da Carioca ao Estácio, houve redução de 23,1% nos tempos de viagem por ônibus, superando a meta inicial de reduzir o tempo de viagem por ônibus em 20%. Já nos tempos de viagem por carro foi registrada redução de 18,15%. Os dados apontam que houve melhora em áreas anteriormente congestionadas, como no em torno Praça Tiradentes, da Praça da República e do Hospital da Polícia Militar, no Estácio. A Prefeitura também avaliou positivamente o ordenamento das linhas de ônibus em cinco grupos e a sinalização dos novos locais de parada. A distância média entre os novos pontos ficou dentro dos padrões internacionais, que definem distância de caminhada máxima de 500 metros para chegar aos pontos de ônibus. A distância média no BRS Carioca-Estácio é de, em média, 300 metros.
 
 
 
 
Durante todo o período, equipes dos consórcios distribuíram panfletos e esclareceram dúvidas dos usuários do sistema de ônibus e guardas Municipais e agentes da CET-Rio orientaram os motoristas sobre a nova sinalização. A partir da próxima semana os 11 equipamentos de fiscalização eletrônica já estarão operando. Com extensão de três quilômetros, o novo BRS começa na Rua da Carioca, seguindo pela Rua Visconde de Rio Branco, Rua Frei Caneca, Avenida Salvador de Sá, Rua Estácio de Sá e Largo do Estácio. Ônibus podem circular na faixa azul por toda a sua extensão. Táxis estão autorizados a circular pelas faixas azuis ou fora delas, mas sem efetuar embarque e/ou desembarque de passageiros, podendo fazê-lo somente nas pistas laterais da via.
 
 
 
 
Os corredores BRS e BRT são projetos para racionalização e melhoria na qualidade do serviço de transporte público por ônibus no Rio. O próximo corredor a ser implantado é o BRS Estácio-Tijuca, cujos testes operacionais estão previstos para a semana do dia 16/09. A inauguração do novo corredor, que terá 3,5 quilômetros de extensão, deve ter início na última semana do mês de setembro. O BRS Estácio-Tijuca vai começar na Rua João Paulo I e seguir pela Rua Doutor Satamini, Avenida Heitor Beltrão e pela Rua Conde de Bonfim até Rua General Roca (Praça Saens Peña).  Atualmente, sete BRS reorganizam o trânsito e o transporte público no Rio, totalizando 23,2 quilômetros de faixas preferenciais de ônibus já em funcionamento. O trabalho é realizado em parceira com a Seconserva, que realiza a sinalização horizontal, correção e nivelamento de calçadas e meio-fio e recapeamento das vias que não receberam o programa Asfalto Liso.
 
 
 
 
“Na avaliação da Prefeitura do Rio, a implantação do BRS Carioca-Estácio foi muito positiva. Os resultados superaram a expectativa e isso confirma o acerto da politica de expansão do BRS. Nosso compromisso é acelerar a expansão deste sistema, sempre dando preferência ao transporte coletivo”, disse o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio.
 
 
 
Horário de funcionamento:

Das 6h às 21h (dias úteis)
Das 6h às 14h (sábados) – Com exceções dos BRS Presidente Vargas e do novo BRS, que liga o Largo da Carioca ao Estácio

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