Estado investe em infraestrutura para aprimorar o atendimento

Novos espaços e equipamentos modernos melhoram serviços prestados à população
 

O Governo do Estado tem investido na construção de novos espaços no setor de Segurança, com o intuito de abrigar unidades da Polícia Militar, da Polícia Civil e ainda favorecer a integração com outros órgãos e instituições do setor. 

 

 

Neste contexto, destacam-se os investimentos para a implantação de uma nova sede para o Comando de Operações Especiais (COE) da PM, a criação da Cidade da Polícia, do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e a expansão do programa Delegacia Legal. Com ampla infraestrutura, equipamentos modernos e tecnologia de ponta, as instalações vão melhorar o trabalho dos profissionais do setor, além de aprimorar os serviços prestados à população. 

 

 

“Projetos como a Cidade da Polícia, o CICC, a construção do Centro de Operações Especiais e o avanço do projeto Delegacia Legal são importantes porque fortalecem a qualificação profissional, o planejamento e o desenvolvimento das atividades”, disse o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame.

 

 

Cidade da Polícia vai abrigar 14 delegacias

Idealizada com a proposta de agilizar a troca de informações entre as delegacias especializadas da Polícia Civil, otimizando custos e maximizando os resultados investigativos das unidades, a Cidade da Polícia, localizada no Jacaré, está em fase de acabamento, com previsão de inauguração até o fim do ano. Orçada em R$ 176 milhões, a nova estrutura vai abrigar 14 delegacias especializadas, além da Coordenadoria de Recursos Especiais e cinco órgãos da Chefia de Polícia. 

 

 

Com 66 mil metros quadrados de área total, o empreendimento contará com nove blocos, sendo que o maior deles – de aproximadamente 9 mil metros quadrados – concentrará as delegacias. Ainda haverá área de convivência, com restaurantes e lanchonetes, área de treinamento com ambiente cenográfico, casa de tiros, estande de tiros, canil e heliponto elevado.  

 

 

Localizado no bairro da Cidade Nova, o Centro Integrado de Comando e Controle iniciou sua primeira fase de funcionamento no fim de maio, a tempo de atender a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude. Dentre os aparatos tecnológicos que integram o centro, incluem-se um Vídeo Wall, formado por 98 telas de LED de 55 polegadas, com 17 metros de comprimento por 5 metros de largura, que exibe mapas e imagens da cidade; um heliponto; um centro de automação com controle de acesso biométrico, entre outros.

 

 

 

COE terá nova sede na Zona Norte

O Comando de Operações Especiais – que integra o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o Batalhão de Choque (BPChq), o Grupamento Aeromóvel (GAM) e o Batalhão de Ações com Cães (BAC) – ganhará nova sede em Ramos, na Zona Norte. Com investimento de R$ 232 milhões, o empreendimento terá a função de unir as forças especiais, sob a mesma coordenação, para reforçar a segurança no Rio. 

 

Localizada próximo aos Complexos da Maré, do Alemão e de Manguinhos, a instalação ocupará um terreno de 200 mil metros quadrados e vai abrigar estande de tiros, ginásio, tanque de mergulho e refeitório.

 

 

Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.