Mostra final do Festival da Canção das Escolas acontece, nesta terça, dia 17

O evento será no Centro Cultural João Nogueira - Imperator
 

A Secretaria Municipal de Educação promove nesta terça-feira (dia 17/09), a mostra final da XXV edição do FECEM – Festival da Canção das Escolas Municipais, que será realizada no Imperator, Centro Cultural João Nogueira, no Méier, a partir das 13 horas. O FECEM caracteriza-se como um projeto artístico-cultural, com foco na produção musical dos alunos, promovendo a divulgação do universo musical brasileiro.

 

 

 

O festival privilegia o espírito de participação, colaboração e o senso crítico, importantes eixos na construção da cidadania plena dos estudantes. Na edição deste ano, o FECEM fará uma homenagem à cantora Clara Nunes.

 

 

 

Nas etapas regionais foi escolhida uma canção para representar cada uma das onze Coordenadorias de Educação (CRE) na mostra final. Durante a cerimônia, os alunos selecionados nas etapas regionais, irão apresentar suas composições aos jurados, que farão a seleção dos vencedores observando aspectos como coerência, equilíbrio e adequação na utilização dos elementos de estrutura e forma da composição, seguindo pontos como melodia, letra, harmonia, interpretação, afinação vocal e instrumental. O júri desta última etapa será composto por, no máximo, cinco jurados, sendo um ou dois nomes representativos da música popular e/ou erudita, um professor de Música, um professor de Língua Portuguesa e, no mínimo, um representante da Extensividade, setor da Secretaria Municipal de Educação responsável pelo festival.

 

 

 

As canções participantes da mostra final farão parte de um DVD, a ser gravado em estúdio. Todos os alunos e professores que participarem da etapa final do FECEM receberão como prêmio o DVD com as canções apresentadas nesta etapa. As escolas das músicas participantes receberão, além do DVD, um troféu representando o evento. A coordenação do festival poderá instituir, ainda, homenagens especiais aos alunos que se destacarem em quesitos como letra da canção, melodia, arranjo, interpretação e comunicação com o público.

 

 

 

O Festival da Canção das Escolas Municipais – FECEM – caracteriza–se como mostra e divulgação da produção musical dos alunos da rede municipal, incentivando à criação e favorecendo a experiência do fazer musical, compondo, interpretando e tocando, ao mesmo tempo em que promove a formação de plateia.

 

 

 

O Centro Cultural João Nogueira – Imperator – Rua Dias da Cruz, nº 170, Méier.

 

0 comentários