Prefeitura inaugura sistema de monitoramento de ônibus no Centro de Operações Rio

A partir do sinal de GPS instalado em cada um dos cerca de 8.800 ônibus urbanos que circulam no município do Rio, a prefeitura vistoria dados referentes à oferta de coletivos de todas as linhas em operação
 
191012---onibus-E111-jardim-layr---intA Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), inaugurou na manhã de segunda-feira (02/09), a integração do Sistema de Monitoramento e Fiscalização de Transporte Público por Ônibus  

ao Centro de Operações Rio (COR). Com o sistema tecnológico é possível controlar eletronicamente o serviço de ônibus da cidade, monitorando em tempo real, 24 horas, sete dias por semana, a frota, frequência e itinerário dos coletivos urbanos. A partir da implantação do sistema no COR, agentes da SMTR terão à disposição 560 câmeras do COR instaladas por toda cidade, aumentando a eficácia da fiscalização. Com a plataforma, a prefeitura passa a ter melhor controle sobre a qualidade do serviço, além de poder apoiar decisões de planejamento e de fiscalização.
 
 
A partir do sinal de GPS instalado em cada um dos cerca de 8.800 ônibus urbanos que circulam no município do Rio, a prefeitura vistoria dados referentes à oferta de coletivos de todas as linhas em operação, podendo fiscalizar aspectos do Código Disciplinar como: operar dentro da frota determinada, circular no período noturno e alterar ou não concluir o itinerário autorizado, entre outros.
 
 
 
Todas as linhas, inclusive as alimentadoras e serviços do BRT Transoeste, poderão ser monitoradas diariamente e questões como o tipo do veículo, distribuição e itinerário, determinados pela prefeitura poderão ser verificadas imediatamente. A partir disso, as irregularidades encontradas durante o monitoramento serão encaminhadas ao consórcio operador para que o problema seja solucionado, além da aplicação das multas cabíveis. Nos próximos 60 dias, vai se integrar ao sistema de monitoramento uma plataforma que permitirá expedição automática de multa.

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.