Rio sediará evento internacional de segurança em 2015

19º Comitê de Segurança e Policiamento Municipal
 

O Rio de Janeiro foi escolhido para ser a sede, em 2015, do 19º Comitê de Segurança e Policiamento Municipal (Comite Seguridad y Policia Municipal), promovido pela União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), associação que agrupa 27 cidades das Américas e Europa.

 

 

A escolha da Cidade Maravilhosa atendeu à proposta do comandante da Guarda Municipal do Rio, Leandro Matieli, representante da cidade na 18ª edição do encontro, que se encerrou no último final de semana, em São José, na Costa Rica.

 

 

A reunião do Comitê acontece a cada dois anos e analisa mecanismos de cooperação e intercâmbio de questões municipais de segurança para a implementação de políticas comuns. Para a edição de 2015, no Rio de Janeiro, já está confirmada a presença de representantes de pelo menos 20 cidades que fazem parte da UCCI.

 

 

Além do Rio de Janeiro, as cidades brasileiras que também fazem parte do UCCI são Brasília e São Paulo. Além de capitais da América Latina, cidades como Barcelona, Madrid e Lisboa também participam do grupo.

 

 

Na edição deste ano, representaram a GM-Rio, além do Inspetor Geral, o gerente de Operações, Luciano dos Santos. Entre os principais assuntos discutidos estava o papel social da polícia e das guardas municipais, o uso de redes sociais e tecnologias e modelos organizacionais que promovam um melhor serviço prestado à população.

 

0 comentários