Detran inaugura Escola Pública de Trânsito no Rio de Janeiro

Unidade, na Lapa, iniciará suas atividades com qualificação para motoristas de ônibus mulheres
 

Mulheres-motorista-de-onibusO Detran inaugurou nesta quarta-feira (9/10) a Escola Pública de Trânsito (EPT), que tem o objetivo de aperfeiçoar e qualificar motoristas. Localizada na Avenida Mem de Sá, na Lapa, a nova instalação – que também abrigará o Centro de Formação de Condutores do Departamento – conta com oito salas de aulas e dois modernos simuladores de direção: um de ônibus e outro de automóvel, que simulam o trânsito convencional, a presença de passageiros e de obstáculos na pista, e ainda mimetizam intervenções climáticas, como neblina ou temporal.

 

 

O primeiro curso oferecido pela Escola Pública de Trânsito será o treinamento para habilitar 300 mulheres como motoristas de ônibus. Já aptas a dirigir carros, as condutoras começarão as aulas nos próximos dias. O projeto, fruto de acordo de cooperação técnica entre o Detran, a Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio), o Conselho Regional do Sest/Senat e a Faetec, visa capacitar um total de 2 mil motoristas de ônibus por ano. Os alunos aprovados serão empregados em empresas vinculadas à própria Fetranspor.

 

 

A capacitação do curso de motoristas de ônibus se dará no simulador, em pistas de áreas do Sest/Senat e também nas salas de aula da EPT, para que seja efetuada a mudança da habilitação da categoria B (automóvel) para a D (ônibus). Após esta etapa, será ministrado o Curso Especializado de Transporte de Passageiros, obrigatório ao exercício da profissão de motorista do transporte coletivo.

 

 

“As mulheres são motoristas mais cautelosas, tranquilas e pacientes e, por isso, tiveram preferência no curso, porque queremos estimulá-las a ingressar nesta área. Esta é a primeira Escola de Trânsito Pública do Rio de Janeiro e terá capacidade para treinar 9 mil motoristas por ano”, disse o presidente do Detran, Fernando Avelino.

 

 

Capacitação gratuita para motofretistas

Além do curso de motoristas, a nova unidade oferecerá capacitação gratuita para motofretistas, taxistas e motoristas de transporte escolar e de emergência. As informações sobre os cursos estarão disponíveis no site do www.detran.rj.gov.br.

 

 

“Todos os cursos serão gratuitos e estarão disponíveis à população. Basta que os candidatos atendam os requisitos mínimos para participar, como, por exemplo, possuir Carteira de Habilitação na validade e ter bons antecedentes. A escola pública está voltada para o exercício da cidadania no trânsito, o aperfeiçoamento dos condutores e tem o intuito de promover a inclusão social mediante a capacitação das pessoas com maior necessidade de cursos e de oportunidades”, explicou a diretora de Habilitação do Detran, Janete Bloise.

 

 

O secretário de Transportes, Julio Lopes, destacou que a Escola Pública de Trânsito contribuirá para a construção de um trânsito mais humano no Rio de Janeiro.

 

 

“Todos queremos um trânsito mais respeitoso e humano. E a EPT é a porta de entrada para este novo momento, com a construção de um trânsito mais cidadão. Torço para que a iniciativa gere muitas oportunidades para os cariocas e os cidadãos fluminenses”, afirmou o secretário.

 

Governo do Rio

3 comentários

  1. josé cavalcanti lima

    gostaria de me escrever para motofrentista, como devo proceder…
    posso fazer pelo site ou devo comparecer no local…

    grato fico no aguardo da resposta pelo meu endereço eletrônico…

  2. josé cavalcanti lima

    como posso me escrever…para o curso de motofrentista…
    obrigado aguardo resposta.

  3. Douglas

    Gostaria de saber se é possível fazer a primeira habilitação,ou se ,é possível esperar em alguma fila. se puder mandar o e mail agradeço muito