Estação Interativa: Informação para a sociedade sobre a Linha 4 do Metrô

Espaço com recursos tecnológicos informa sobre as obras entre Ipanema e Gávea
 

Um espaço com recursos tecnológicos capazes de atrair curiosos e informá-los sobre as obras entre Ipanema e Gávea da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro: assim é a Estação Interativa, aberta pelo Consórcio Linha 4 Sul na Avenida Epitácio Pessoa, no Jardim de Alah.

 

 

Logo na entrada do ambiente de 225 metros quadrados, o público se depara com a tela interativa em touchscreen, na qual pode conhecer mais detalhes sobre a Linha 4, a evolução da obra, ações sustentáveis e os métodos construtivos das estações Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah e Antero de Quental.

 

 

Continuando o passeio, o visitante encontra a maquete física do traçado em Ipanema e Leblon. Por meio de um jogo de luzes, é possível ver exatamente onde ficarão os acessos às estações e compreender o percurso dos túneis subterrâneos que passarão por baixo das principais vias da região.

 

 

Em seguida, a atração mais procurada do estande: uma holografia do Tunnel Boring Machine (TBM), o ‘Tatuzão’, equipamento que perfurar os túneis da Linha 4 do Metrô entre a Estação General Osório e a Gávea. O observador vê projetadas sobre uma estrutura física do TBM todas as informações sobre as dimensões e o funcionamento desta máquina de complexidade impressionante.

 

 

O visitante pode ainda entrar em cabines de vídeos 3D para ver em detalhes a arquitetura das futuras estações.

Ao final do tour, o visitante pode levar para casa uma foto com o fundo de imagens das obras da Linha 4 do Metrô.

 

Serviço

A Estação Interativa funciona de terça a sábado, das 9h às 19h, na Av. Epitácio Pessoa, 365, Portão 8 – Jardim de Alah/Ipanema. A visita, que é gratuita, também pode ser agendada pelo telefone (21) 2134-3805.

 

 

Mais de 300 mil pessoas vão usar a Linha 4 todos os dias

A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Com a nova Linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa. Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A Linha 4 do Metrô entra em operação no primeiro semestre de 2016, após passar por uma fase de testes.

 

Governo do Rio

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.