Exposição Rio em 3D

Esculturas de Vagner Costa estarão em exposição na galeria de arte Gilson Martins, em Ipanema
 

Perfis do Rio de Janeiro em sobreposição de planos, dando noção de uma paisagem em 3D. Assim são as esculturas de Vagner Costa, que estarão em exposição na galeria de arte Gilson Martins, em Ipanema, a partir de 6 de novembro. Executadas em MDF revestido com lâminas de madeira certificada, nacionais e importadas, as obras mesclam equilíbrio, leveza, movimento e expressividade.

Escultura-painel-Arcos-do-Rio“Um artista adotar o nosso Rio como principal tema de sua arte é claro que não surpreende. Agora, expressar seus monumentos e montanhas de uma maneira a transcender a lógica dessas exuberantes formas, me emociona”, destaca o publicitário e artista plástico Delano d’Avila.

 

 

“Com um quê da alegria e do humor carioca, Vagner utiliza com absoluta simplicidade e elegância a silhueta espetacular da cidade temperando seu trabalho com diferentes tipos e texturas de madeira e toques de metais. Assim, lapida nossas pedras maiores transformando-as em joias”, elogia D’Avila.

 

 

O artista
Vagner Costa formou-se em arquitetura no ano de 1973 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (FAU-UFRJ). Desde a infância interessava-se por desenho e pintura. Quando adulto, passou a se dedicar ao desenho a crayon e pastel, à pintura a óleo sobre tela e à xilogravura.

 

 

Em 2003, introduziu a escultura a sua obra. Apaixonado pelo Rio, seus trabalhos baseiam-se nas formas da natureza da cidade, representadas pelo relevo de suas montanhas. Estas peças, assinadas e numeradas, são objetos únicos, se não por sua forma, pelo uso de madeiras que sempre variam em cada uma delas. Sua obra se origina da constante busca pela beleza em um universo de referências clássicas e resultado contemporâneo.

 

 

Para execução de cada trabalho, pesquisa fotos de artistas consagrados e que primeiro representaram as paisagens brasileiras, tais como Marc Ferrez, Boriz Kossoy, D.Kaiser, S. Holland, Augusto Malta e outros, assim como pinturas de Rugendas e Debret.

 

 

Suas esculturas atuais podem ser vistas em espaços como o InterStudio ou na recepção do Hotel Ritz Leblon.

 

 

Serviço
Abertura da exposição: 6 de novembro de 2013, às 18 horas
Local: Galeria de arte Gilson Martins – Avenida Visconde de Pirajá, 462 – Ipanema

 

 

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.