Operação Sorriso chega ao Rio com 100 vagas para cirurgias

São esperados pacientes de toda a Região Sudeste. Desafio é convocar interessados no interior
 

operacao-sorrisoA ONG Operação Sorriso realiza mais uma missão humanitária reunindo cerca de 80 voluntários da área médica para ajudar pessoas portadoras de deformidades faciais que vivem excluídas da sociedade. A equipe ficará no Rio de Janeiro por 10 dias. A previsão é de que sejam feitas cerca de 100 cirurgias corretivas gratuitas em crianças e adultos portadores de lábio leporino e/ou fenda palatina. A seleção dos pacientes acontece nos dias 8 e 9 de outubro, a partir das 8h, na Policlínica Piquet Carneiro (Av. Marechal Rondon, 381, São Francisco Xavier). Já as cirurgias serão realizadas entre 12 e 16 de outubro, no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Avenida 28 de Setembro, 77, Vila Isabel).

Para participar da seleção, não é necessário fazer inscrição prévia, apenas comparecer ao local nos dias indicados levando documentos de identificação do paciente e também do responsável. Caso tenha, o paciente também deve trazer exames de sangue recentes (realizados há seis meses ou menos). Quem reside fora do município poderá solicitar hospedagem gratuita para o período no dia da triagem.

“A preocupação da Operação Sorriso em todo o mundo é realizar um programa humanitário de qualidade. Iremos receber pessoas que precisam de ajuda e queremos que se sintam acolhidas. Queremos que além do tratamento de qualidade essas pessoas tenham acesso aos tratamentos complementares e renovem suas esperanças. Nossa meta é permitir a reinserção social completa dessa pessoa”, diz Luciana Garcia, coordenadora nacional de programas humanitários da ONG.

Os voluntários envolvidos no programa humanitário do Rio de Janeiro vêm de diversas regiões do Brasil e também de outros países. Muitos deles são referências em suas áreas de atuação — pertencem a diferentes especialidades como cirurgia plástica, enfermagem, anestesia, psicologia, ortodontia, fonoaudiologia, pediatria, entre outros.

 

Essa é a quinta vez que a ONG vem ao Rio, somando mais de nove mil consultas em mais de mil pacientes nas missões realizadas. Cerca de 400 pessoas foram operadas e mais de 700 procedimentos cirúrgicos foram feitos durante os programas humanitários na cidade.

 

Atendimento pós-operatório gratuito – Também nos dias 8 e 9 de outubro, os voluntários da Operação Sorriso realizarão a avaliação pós-operatória dos 95 pacientes que já fizeram a cirurgia para correção de lábio leporino e/ou fenda palatina na missão humanitária ocorrida em agosto de 2012. Esse retorno permite que a equipe avalie o resultado da cirurgia anterior, verifique se há necessidade de uma nova cirurgia ou de tratamentos complementares, bem como dê alta cirúrgica a quem está totalmente recuperado. Esta ação também acontecerá na Policlínica Piquet Carneiro.

Pedido de ajuda – A Operação Sorriso pede ajuda a todas as pessoas, pois precisa aumentar as arrecadações em dinheiro para não precisar diminuir o atendimento no Brasil para 2014.

Quem quiser ajudar com doações em dinheiro pode doar online www.doeumsorriso.org.br ou através de depósito em conta:

Associação Operação Sorriso do Brasil
CNPJ: 08.691.563/0001-85
Banco Itaú – 341
Ag: 8729 C/C: 23082-4
Comunicar depósito através do e-mail: contato@operationsmile.org.br

0 comentários