Prefeitura participa de ação social em parceria com a Força Aérea Brasileira

Para participar do evento basta ir ao GAP/RJ munido do de documento de identidade, uma foto 3X4 e comprovante de residência.
 

A Prefeitura do Rio participa nestas quarta e quinta-feira (02 e 03/10) de ação cívico-social promovida pelo Grupamento de Apoio do Rio de Janeiro (GAP/RJ), da Força Aérea Brasileira, no Caju. A Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV) e as secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social levarão diversos serviços aos moradores das comunidades do Caju e de Benfica.

 

O coordenador de projetos de atividade física da SESQV, Cláudio Lozana, explicou sobre a importância de realizar ações em parceria com outros órgãos em prol da população:

 

– Essa é a segunda vez que participamos dessa ação externa, em parceria com a Aeronáutica, para divulgar o trabalho da secretaria, tendo como objetivo final a adesão da população aos projetos da SESQV. A ideia é demonstrar a importância da prática de atividade física aos idosos.

 

Na barraca da SESQV, os idosos têm aulas de ginástica, avaliações funcionais, aferição de pressão, cálculo de Índice de Massa Corpórea e demonstração sobre a importância da prática de exercícios físicos regulares, tendo como referência o projeto da Academia da Terceira Idade, que foi montado no local.

 

Moradora do Parque Alegria, no Caju, Arlinda Monteiro, 60 anos, participa dos projetos Qualivida e Academia da Terceira Idade da SESQV, e garante ter melhorado muito a condição física e mental de saúde depois que passou a se exercitar diariamente há quatro anos:

 

– Tive derrame cerebral e os exercícios que faço com esses projetos da prefeitura me ajudaram muito a não ter sequelas. Todos os dias faço as atividades e também participo de ações externas como passeios e café da manhã com os integrantes do projeto.

 

O Centro Municipal de Saúde Fernando Antonio Braga Lopes, no Caju, está com uma equipe de profissionais voltada para orientação de saúde bucal, teste de dosagem de glicemia, verificação de pressão arterial e distribuição de panfletos informativos de diversas doenças e suas formas de prevenção.

 

– Há três anos pratico exercícios. Faça chuva ou sol eu me exercito porque o meu dia só começa depois de praticar alguma atividade física. Minha saúde é outra hoje. Não sinto mais dor nenhuma na coluna e nos joelhos, como sentia antes de trazer a atividade para a minha rotina – conta a moradora da comunidade Arará, em Benfica, Mariluz dos Santos, 45 anos, que também participa dos projetos da SESQV.

 

Já o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) XV de Maio, no Caju, está fazendo o Cadastramento Único para as famílias que necessitam de complementação de renda, através do Programa Bolsa Família.

 

Além de participar da ação social para verificar as condições de saúde, Maria José Félix, 49 anos, aproveitou para se cadastrar no Bolsa Família:

 

– Estou achando ótimo isso aqui. Já me exercitei, verifiquei minha pressão e agora vou me cadastrar no Programa Bolsa Família porque estou com glaucoma e impossibilitada de trabalhar. Preciso de uma renda para me ajudar a comprar medicamentos.

 

Para participar do evento, que é aberto à população, basta ir ao GAP/RJ, que fica na Avenida Brasil, 2.996, hoje e amanhã, das 9h às 15h, munido do de documento de identidade, uma foto 3X4 e comprovante de residência.

 

0 comentários