Projeto de odontologia da Uerj facilita acesso a tratamentos dentários

Uso de materiais alternativos torna procedimentos mais em conta
 

Projeto-dentista-UERJProjeto de professores de odontologia da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) propõe utilizar materiais alternativos para tratamentos, como colocação de coroas unitárias e próteses fixas de três dentes. Os métodos, que são testados há cerca de três anos no consultório da faculdade, têm como principal objetivo diminuir os custos do tratamento e facilitar o acesso da população.

 

A ideia surgiu no consultório do professor adjunto do Departamento de Dentística e coordenador do projeto, Carlos Eduardo Sabrosa. Geralmente, um dente feito em laboratório para ser colocado em um paciente é de porcelana. Já na Uerj, os próprios alunos, após passarem por um curso de especialização e sempre com a orientação dos docentes, moldam o novo dente com diferentes tipos de resina.

 

Com isso, o custo do material no tratamento é reduzido. Um dente de porcelana chega a custar R$ 700, sem contar com a mão de obra do dentista. Com o novo projeto, se o dente for feito em larga escala, o custo pode chegar a cerca de R$ 150, dependendo do material que será utilizado.

 

Sabrosa ressalta que o diferencial é a técnica utilizada e o acompanhamento do paciente. Os dentistas tiram o molde e fazem o novo dente em dez minutos. É preciso que o interessado se submeta a avaliação, além do comitê de ética da Uerj.

 

“Depois de três anos, vimos que estes materiais podem ter um desempenho melhor do que pensávamos. Não é um produto de baixa qualidade, mas, por ser diferente, o custo pode ser menor”, afirmou Sabrosa.

 

Por mês, cerca de 40 pessoas são atendidas. A professora Gabriela Belém colocou uma coroa feita com material alternativo há seis meses e gostou do resultado.

 

“Nem todo mundo tem dinheiro para fazer o tratamento”, disse Gabriela.

 

Governo do Rio

2 comentários

  1. Pedro Vizilde

    Meus parabéns pela inciativa! Projetos como este provam a capacidade de desenvolvimento e a maturidade dos profissionais brasileiros.
    Vocês provam que este País é maravilhoso.

  2. Pedro Vizilde

    Projeto como este comprovam a seriedade dos profissionais brasileiros, dedicados e capazes. Parabéns me sinto orgulhoso de ser brasileiro.