Workshop de interpretação gratuito

Montagem de "Amor e Restos Humanos" no Instituto do Ator, na Lapa, RJ
 

Estão abertas as inscrições para o workshop gratuito Introdução à Partitura Cênico-Corporal pelo Rasaboxes, ministrado pela preparadora de atores Fernanda Guimarães. A iniciativa é do Banquete Cultural Produções e faz parte do repertório de atividades do processo de montagem da peça Amor e Restos Humanos, com previsão de estreia para 15 de março de 2014. O workshop será no próximo dia 19 de outubro, sábado, no Instituto do Ator, na Lapa. Quem quiser participar, deve enviar currículo para contato@banquetecultural.com.br, até a próxima quarta-feira, dia 16. As vagas são limitadas. Mais informações: www.facebook.com.br/banquetecultural.

 

 

Amor e Restos Humanos

Introdução à Partitura Cênico-Corporal pelo Rasaboxes é o primeiro de uma série de palestras, workshops e apresentações que serão promovidos durante o processo de ensaio de Amor e Restos Humanos, uma montagem brasileira independente da peça “Unidentified Human Remains and The True Nature of Love”, do autor canadense Brad Fraser, dirigida pelo mineiro Jean Mendonça e produzida pelo Banquete Cultural Produções, que acaba de chegar ao mercado. Os ensaios foram iniciados em setembro de 2013. A história contada por Fraser discute as relações humanas entre personagens que convivem de forma intensa com sua sexualidade: vítimas do tédio, da falta de amor e do isolamento nos grandes centros urbanos, eles mergulham numa busca desesperada, envolvendo-se em problemáticas que trazem à tona temas como AIDS, violência contra a mulher, preconceito, homossexualidade, entre outros.

 

 

A escolha do texto de Fraser está em consonância com a proposta artística da produtora, que chega ao mercado cultural para trabalhar temas universais, como o amor.

 

 

“A partir da peça, falamos de amor e sexualidade numa discussão aberta que contribui para a desconstrução de preconceitos que ainda persistem, favorecendo um franco diálogo sobre a discriminação ao homossexualismo, os maus-tratos a mulheres – ainda vítimas de crimes hediondos, entre outros temas-chave”, explica o diretor, Jean Mendonça.

 

 

Série de workshops e palestras

Com o objetivo de ampliar a reflexão sobre os temas abordados pelo texto de Fraser, o projeto de Amor e Restos Humanos acabou se tornando mais do que uma montagem. Segundo Mendonça, o objetivo é introduzir no circuito teatral carioca um processo vivo, construído ao longo de cinco meses, em que o espectador é convidado a participar de inúmeros encontros. Daí a ideia de promover diversos workshops e sessões de palestras que pretendem discutir o fazer teatral e os temas abordados no texto de Brad Fraser.

 

 

O cronograma de eventos inclui, por exemplo, outros workshops gratuitos – o próximo é com Fernando Bohrer, atualmente em cartaz com Elefante. E também palestras sobre temas como literatura pornográfica, o amor em versos, sexualidade do século XXI, violência contra a mulher e transgêneros, AIDS. Estão previstos cerca de seis encontros. A série de eventos termina nas vésperas da estreia da peça, cuja primeira temporada vai de 15 de março a 29 de junho de 2014, no Rio, devendo depois rodar pelo Brasil.

 

 

“Nossa ideia é mostrar que arte também gera discussão e reflexão, além do entretenimento. Também pretendemos criar uma relação de familiarização do público com a essência do espetáculo. Estamos ainda engajados com a discussão do fazer teatral, atendo-nos a pontos fundamentais, como a valorização do ator”, explicou o diretor.

 

 

Serviço

Abertas as inscrições para o workshop gratuito Introdução à Partitura Cênico-Corporal pela Rasaboxes, ministrado pela preparadora de atores Fernanda Guimarães.

 

Realização: Banquete Cultural Produções, sendo parte do repertório de atividades do processo de montagem da peça Amor e Restos Humanos.

 

Inscrições: envio de currículo para contato@banquetecultural.com.br, até dia 16 de outubro.

As vagas são limitadas.

Data do workshop: 19 de outubro, sábado, no Instituto do Ator, na Rua da Lapa 161, esquina com Joaquim Silva.
Horário do workshop: 10h às 15h.
Mais informações: www.facebook.com.br/banquetecultural.

 

Facebook: Betina Peppe Diniz

 

 

0 comentários