Bombeiros disputam etapa preliminar dos Jogos Mundiais

Competições irão selecionar a delegação que viajará para os EUA
 

Bombeiros-olimpiadasCorpo de Bombeiros do Estado do Rio iniciou as competições das Provas Profissionais Intergrupamentos. As olimpíadas internas, que acontecem até o dia 14 deste mês, reúnem cerca de 1,5 mil bombeiros, militares de 38 unidades operacionais do estado, incluindo os grupamentos marítimos. A competição, que acontece no Quartel Central, no Centro, é a etapa preliminar para o credenciamento nos Jogos Mundiais da categoria, que será realizado em agosto de 2014, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A previsão é de que pelo menos oito atletas façam parte da delegação.

 

O campeonato requer um intenso treinamento dos profissionais dedicados ao salvamento de vidas. A disputa reúne as seguintes modalidades: Agilidade, Pista de Aparelhos, Ordem Unida, Linha Direta, Reconhecimento de Ferramentas, Atendimento Pré-Hospitalar, Corda Lisa, Nós e Voltas e Simulado, além da prova de bombeiro mais resistente.
Para o soldado Wellington Firmino, 34, que integra o Grupamento Operacional do Comando Geral, as competições intensificam o treinamento.

 

“As provas retratam o que fazemos no nosso dia a dia. Também acho importante do ponto de vista da relação de união com os outros colegas”, disse o militar.

 

Quartel de Nova Friburgo venceu a última edição

 

Representante do 2º Grupamento Marítimo, o cabo Diego Ramos Costa, de 29 anos, considera o campeonato importante para integrar cada vez mais os profissionais de cada grupamento.

 

“É fundamental, porque você se aprimora e encontra bombeiros de outros locais, que não vemos há tempos”,  afirmou Diego.

 

O bombeiro vencedor será premiado com uma medalha, que contará ponto para a sua promoção de carreira. Já o prêmio para o quartel ganhador é uma estrela, que deverá ser usada sobre o distintivo por cada militar do grupamento durante um ano. Na última edição, o quartel de Nova Friburgo, na Região Serrana, venceu a disputa.

 

Nos Jogos Mundiais do ano passado, que ocorreram na Irlanda do Norte, a equipe do Corpo de Bombeiros Militar conquistou a primeira colocação na modalidade Ultimate Firefighter, que reúne quatro estações: Maneabilidade com Mangueiras, Aptidão Muscular, Pista de Obstáculos e Maneabilidade na Torre. Houve vencedores ainda nas categorias Geral Individual e Revezamento de equipe (18 a 29 anos, 30 a 34 anos, 35 a 39 anos, 40 a 44 anos).

0 comentários