Com nova legislação à vista, empresas ampliam contratações na área de Compliance

Isso porque a existência de áreas de compliance será um atenuante na hora de aplicar punições
 

Programada para entrar em vigor a partir de janeiro próximo, a nova Lei Anticorrupção (12.846) já está provocando um aumento no número de contratações de profissionais especializados em normas, políticas, diretrizes e códigos corporativos. De acordo com a Michael Page, empresa especializada em recrutamento de profissionais de média e alta gerência, a demanda por profissionais da área de Compliance aumentou 30% no acumulado até setembro em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo João Marco, diretor da divisão de Legal da Michael Page, o principal motivo para o aumento de demanda é que o ambiente atual de governança corportaiva ainda é bastante relevante para o investimento estrangeiro e ainda existe muito interesse em investimentos no Brasil. “Esses projetos contam com um processo de due dilligence, processo de investigação e auditoria nas informações de empresas, que demandam profissionais gabaritados e que garantam legalidade dentro das normas locais e internacionais”, afirma. “A primeira percepção das empresas é de que, a partir de agora, deverão ter um papel ativo no combate a práticas ilícitas. Isso porque a existência de áreas de compliance será um atenuante na hora de aplicar punições. Além disso, o texto legal, a exemplo do que faz a Lei de Defesa da Concorrência, traz uma espécie de “delação premiada” para a empresa que denunciar atos ilegais”, completa.

Para Luiz Navarro, sócio do Veirano Advogados e um dos elaboradores da nova lei, “a nova Lei Anticorrupção e as exigências de maior controle e transparência no ambiente empresarial vão demandar um novo padrão de compliance das empresas brasileiras e internacionais envolvidas em projetos com o governo”, diz.

Informações da área de Compliance:
O que é a área de Compliance:
É o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.

Originada no mercado financeiro, tem se estendido para as mais diversas organizações privadas e governamentais, especialmente aquelas que estão sujeitas a forte regulamentação e controle. Com as atividades de compliance, qualquer possível desvio em relação à política interna é identificado e evitado. Com isso, sócios e investidores têm a segurança de que suas aplicações e orientações serão detalhadamente geridas segundo as diretrizes por eles minuciosamente estabelecidas.

Perfil profissional:
Para atuar na área de Compliance, não é necessário ser um advogado. Além do Direito a Administração, Economia e Contábeis estão entre as outras formações mais procuradas para essa posição.

Entre as principais funções desse profissional, estão contempladas:
– mitigação de riscos
– fazer com que a corporação esteja cumprindo as leis, regulamentos e normas
– assegurar que a reputação da empresa seja mantida de maneira ética.
– Garantir o funcionamento das áreas de auditoria interna e externa
– Estreito relacionamento com todas as áreas da empresa

Características
O perfil desse profissional é de alguém que promova a integridade, conduta ética e honestidade.
Transparência, pró atividade, ética, bom relacionamento interpessoal, comunicação, influência, liderança, organização, capacidade para trabalhar sob pressão

Remuneração média*
Gerente : R$ 15 mil a R$ 25 mil
Diretor: R$ R$ 25 mil a R$ 45 mil

* Empresas de capital aberto pagam salários mais altos para essas posições, em média 35% a mais.

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