Esporte RJ prevê mil núcleos de lazer no estado

Lançada em outubro, projeto já oferece atividades para crianças e idosos em 376 unidades
 

jogo-de-futebolEm menos de dois meses, o projeto Esporte RJ, do Governo do Estado, já está funcionando em 376 unidades espalhadas pelo estado. A iniciativa tem como objetivo oferecer atividades desportivas e melhorar a qualidade de vida de crianças, jovens e idosos. Lançado em outubro pela Secretaria de Esporte e Lazer, o programa prevê a instalação de mil núcleos, beneficiando 287.500 pessoas. Atualmente, aproximadamente 30 mil participantes realizam atividades nas unidades do Rio de Janeiro.

 

Um dos primeiros núcleos do programa a entrar em funcionando foi o da Ilha do Governador, onde são oferecidas aulas de ginástica para terceira idade e futebol para crianças e jovens entre 7 e 15 anos.

 

De acordo com o professor de ginástica e de futebol da unidade da Ilha, Saulo Soares, as aulas para a terceira idade têm transformado a vida de idosos. Além dos exercícios, os beneficiados também participam de passeios. Já o futebol tem estimulado a integração entre os jovens e a disciplina.

 

“Tentamos transformar as atividades no núcleo também em um momento de convivência”, explicou Saulo.
Mais qualidade de vida com as aulas

 

Aluna da turma de ginástica para idosos, Neide de Oliveira, de 67 anos, credita a diminuição das dores físicas que sentia aos exercícios.

 

“Melhorei a minha resistência cardiorrespiratória e a flexibilidade. Sinto que tenho mais energia para fazer as aulas e caminhadas”, disse Neide.

 

Para Richardson Santos, de 12 anos, o futebol é um estímulo.

 

“É uma oportunidade de aprender e, quem sabe, seguir esta profissão no futuro”,  afirmou o jovem.

 

O Rio de Janeiro receberá o maior número de núcleos esportivos e de lazer, 395, seguido pela Baixada Fluminense, com 237 unidades. Outros 368 núcleos serão implantados na Região Metropolitana, Baixadas Litorâneas, Norte Fluminense, Médio Paraíba, Serrana, Costa Verde, Noroeste e Sul Fluminense.

 

Governo do Rio

0 comentários