Estado oferece atendimento médico móvel a idosos

Primeira etapa do projeto Qualimóvel fará mais de 20 mil procedimentos em 23 municípios do Rio de Janeiro
 

atendimento-medico-a-idososO projeto Qualimóvel, vinculado à Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, foi lançado nesta segunda-feira (11/11), no município de Barra do Piraí, região Sul-Fluminense do estado. Atendimentos clínicos, oftalmológicos e odontológicos foram oferecidos gratuitamente a mais de 250 idosos durante o serviço itinerante.

 

Na primeira etapa da iniciativa, duas unidades móveis irão percorrer 23 municípios, levando serviços voltados à prevenção, promoção e manutenção da saúde da população com idade igual ou superior a 60 anos. Até o fim do ano, mais 10 municípios da região Sul Fluminense receberão os serviços. A estimativa é que os 16 profissionais, entre médicos geriatras, oftalmologistas, técnicos de enfermagem, odontólogos e técnicos em higiene bucal, realizem cerca de 20 mil procedimentos em todo o estado.

 

Estamos desafogando as demandas, sobretudo as de oftalmologia, destes municípios. Trabalhamos ainda com a prevenção e a conscientização dos cuidados que os idosos devem ter – disse o diretor geral de Envelhecimento Saudável, Júlio Bernardes.

 

Aguardando há quase um ano para realizar um exame de oftalmologia, a aposentada Antonieta Bastos, de 82 anos, comemora a chance de ser atendida prontamente e escolher a armação dos óculos, que receberá na mesma semana.

 

“Eu não tive esta oportunidade antes. Dificilmente eu teria condições financeiras para fazer meus óculos e cuidar melhor da minha saúde”, afirmou Antonieta, que aproveitou para aferir a pressão arterial e verificar a taxa de glicemia.

Morador do Parque Santana, o aposentado Gilson Almeida, de 56 anos, realizou a consulta oftalmológica que esperava há oito meses.

 

“Eu estava com o pedido médico na mão, mas não tinha dinheiro para fazer os exames”, disse Gilson.

 

A pensionista Carmem Gonçalves, de 73 anos, aproveitou para realizar um tratamento contra gengivite no consultório odontológico móvel.

 

“É maravilhoso chegar e ser atendida no mesmo dia. Este problema estava me incomodando há mais de seis meses”, disse Carmem, moradora do bairro Boca do Mato.

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.