No Dia Estadual de Redução de Desastres, CREA-RJ realiza com sucesso simulação de incêndio

A meta de 7 minutos foi superada; funcionários deixaram os 12 andares em 6 minutos e 10 segundos
 

Prevenir. Este sempre foi um dos lemas do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro. E nesta sexta-feira, 29/11, o CREA-RJ participou do Dia Estadual de Redução de Desastres, promovido pela Secretaria de Estado de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros para conscientizar a população sobre a prevenção de desastres como desabamentos, incêndios, alagamentos e deslizamentos de encostas.

 

 

No prédio do CREA-RJ, no Centro do Rio, foi feita às 10h30 uma simulação de escape em caso de incêndio. Todos os cerca de 350 funcionários deixaram os 12 pavimentos em seis minutos e dez segundos, superando a meta estabelecida, que era de sete minutos.

 

 

“O CREA-RJ participa dessa ação desde o ano passado a convite do Corpo de Bombeiros e este ano nossa meta foi reduzir o tempo de evacuação a metade. Conseguimos um tempo ainda melhor, de apenas seis minutos e dez segundos”, afirma Alex Veras, coordenador da ação de escape e membro da Brigada de Emergência do CREA-RJ. Ele revelou que em 2012 todo o corporativo liberou o prédio em 14 minutos.   

 

 

A ação contou com a colaboração de bombeiros do Estado e homens da Brigada de Emergência do CREA-RJ, além de membros da Equipe de Apoio do Conselho. Essas pessoas foram divididas pelos andares do prédio para auxiliar os funcionários a descerem pela escada de emergência em dois grupos: do 12º ao 7º andar e do 6º ao 1º andar.

 

 

Ao ouvirem o som da sirene avisando do perigo, os grupos iniciaram, simultaneamente, a evacuação de seus postos de trabalho. Apitos foram usados pelos brigadistas durante a descida das escadas para chamar as pessoas e orientá-las durante a ação.

 

 

O CREA-RJ fica na Rua Buenos Aires, 40, no Centro.

 

 

Mais informações:  Assessoria de imprensa do CREA-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro)

0 comentários