PLANTÃO BARRA: Rio 2016 lança pictogramas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

Dos 64 pictogramas, 41 são olímpicos e 23 paralímpicos
 

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 apresentou na quinta-feira, dia 7 de novembro, na Casa de Espetáculos Miranda, na Lagoa, Zona Sul do Rio, os 64 pictogramas que representarão as modalidades esportivas do evento. Pela primeira vez na história dos Jogos, todos os esportes terão uma representação gráfica, com pictogramas inspirados nas belezas naturais e arquitetônicas do Rio de Janeiro.

 

 

O trabalho de criação foi executado em 16 meses, dos quais cinco foram dedicados à validação das 42 Federações Internacionais. Dos 64 pictogramas, 41 são olímpicos e 23 paralímpicos. No desenvolvimento dos pictogramas paralímpicos, a equipe de designers do Comitê Rio 2016 procurou retratar a integração das diferentes deficiências dos atletas com o esporte de forma equilibrada e com naturalidade, por meio de próteses, vendas nos olhos e outras indicações.

 

 

– É uma alegria muito grande individualizarmos cada modalidade esportiva com um pictograma. Por ser inédito no mundo, é natural que servirá como um passo para a futura história desses jovens e o ensinamento para os próximos. Os pictogramas estão maravilhosos, leves e bonitos.  Inéditos ou não, todos merecem ter um destaque pelos valores olímpicos e paraolímpicos – disse o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

 

 

A palavra pictograma, originária do grego e do latim, significa “palavra pintada”. Essa identificação original foi a fonte de inspiração dos primeiros traços: a tipografia oficial Rio 2016. O projeto de desenvolvimento da Fonte Rio 2016, lançada em julho de 2012, foi uma das inovações do programa de marca dos Jogos. O conceito tipográfico, desenvolvido pela Dalton Maag, foi inspirado nas letras e números do logotipo Rio 2016 e na essência dos Jogos, paixão e transformação, que une as marcas Olímpica e Paralímpica.

 

 

Baseada nas curvas do Rio, a Fonte representa elementos como o calçadão de Copacabana, que está presente nas letras ‘m’ e ‘n’ e a Pedra da Gávea, que está representada na letra ‘r’. As letras são desenhadas com um único traço contínuo, num movimento ágil e fluido que sugere o movimento dos atletas. 

 

 

– O uso dos pictogramas daqui até 2016 servirá como plataforma de comunicação para a promoção dos esportes e irá marcar toda a identidade visual dos Jogos, o que inclui sua aplicação na decoração das instalações, na sinalização e nos ingressos. Queremos deixar um legado para o design brasileiro. Os esportes e o Rio serviram de inspiração – explicou Beth Lula, diretora da marca.

 

 

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.