Programa de Cirurgia Bariátrica conquista boa adesão dos pacientes

Estudo mostra a eficácia do acompanhamento pré e pós-operatório feito pelo Hospital Carlos Chagas
 

Cirurgia-bariatricaEstudo apresentado em um congresso nos Estados Unidos pelo coordenador do Programa de Cirurgia Bariátrica, Cid Pitombo, mostra a boa adesão no acompanhamento pós-operatório dos pacientes atendidos pelo Estado. A pesquisa comparou as condições no pré e pós-operatório de 200 casos do Hospital Carlos Chagas com outros atendidos em hospitais particulares.

 

Os resultados apontaram que a unidade estadual tem uma maior adesão na recuperação pós-operatória, o que comprova a eficácia da equipe multidisciplinar na preparação para a cirurgia. A pesquisa foi apresentada no maior congresso de obesidade do mundo, o Obesity Week, realizado entre 11 e 16 de novembro, em Atlanta.

 

“Hoje há uma grande discussão no Brasil sobre os padrões dos serviços públicos oferecidos pelo Estado à população. O resultado demonstrado neste trabalho e a aceitação para apresentação no maior congresso de obesidade do mundo demonstra que o Programa de Cirurgia Bariátrica atende a população no melhor padrão exigido”, disse o médico.

 

Implantado em dezembro de 2010, um dos projetos de maior sucesso da Secretaria de Saúde, o programa fez mudar um cenário no Rio de Janeiro: um crescimento de mais de 3000% no número de cirurgias realizadas pelo Sistema Único de Saúde em pacientes de todo o estado. Juntos, os 667 pacientes que operaram pelo projeto já perderam mais de 3,5 toneladas.

 

Governo do Rio

0 comentários