Pronto para o Futuro

Situado no coração financeiro do Rio de Janeiro, o complexo RB1 passa por adaptações para se adequar a revitalização da Zona Protuária e continuar sendo referência
 

RB1Estrategicamente localizado no mais nobre endereço do Centro da Cidade, a Avenida Rio Branco, o imponente complexo comercial RB1 – Centro Empresarial Internacional, considerado o primeiro edifício inteligente do Rio de Janeiro, também fez adaptações para estar integrado à revitalização da zona portuária. Idealizado em função desse futuro, que promete ser um marco na Cidade, o edifício ganhou ares ainda mais modernos, através de projetos que incluem programas de sustentabilidade. O hall, assinado por André Piva, também foi remodelado, se adequando aos novos tempos.

 

 

Ponto de partida para o contexto futurista do Centro do Rio, o edifício RB1 está situado no coração financeiro do Rio, próximo às principais vias de acesso à Zona Norte e Sul da Cidade e aos aeroportos. Referencial arquitetônico na região, foi revitalizado nos anos 90, ganhando um conceito inteligente, a partir de um conjunto de tecnologias que envolvem segurança, automação, controle de equipamentos e processos de energia, eficiência, comodidade, redução de custos e conforto.

 

 

O projeto de modernização dos sistemas de controle e supervisão e implementação de novas tecnologias que começou há três anos reduziu em quase 50% o consumo de água do complexo RB1, através da individualização dos hidrômetros. A expectativa é obter a mesma economia na utilização da energia elétrica, com a implantação do novo sistema de iluminação, incluído no projeto de sustentabilidade, que prevê também a reciclagem de resíduos (o lixo já é separado e tem destino certo).

 

 

Composto por pavimento térreo, lojas, oito pavimentos de garagem, um pavimento de convenções e 18 pavimentos de escritórios,o RB1 é atualmente o endereço de aproximadamente 100 empresas, cerca de metade, multinacionais, entre elas as principais empresas de tecnologia e telecomunicações do mundo. Funcionando em sistema 24 horas, inclusive sábados, domingos e feriados, representa o expoente máximo do processo de revitalização da zona portuária da cidade do Rio de Janeiro, emergente região comercial e residencial do Centro do Rio.

 

A revitalização da Zona Portuária promoverá grandes mudanças na paisagem e na dinâmica do Centro do Rio. Vai envolver diretamente o quadrilátero compreendido entre as avenidas Rio Branco, Presidente Vargas, Francisco Bicalho e Rodrigues Alves, onde estão situados os bairros da Gamboa, Santo Cristo e Saúde e os morros do Pinto, Conceição, Providência e Livramento. O projeto de revitalização, batizado de Porto Maravilha, vai abranger a construção de hotéis, edifícios residenciais e comerciais com até 50 andares, novos espaços culturais, a abertura de uma avenida na antiga rota dos trens e a substituição de quatro quilômetros do Elevado da Perimetral por um túnel no trecho entre a Rodoviária Novo Rio e o Mosteiro de São Bento.

 

Assessoria

 

0 comentários