Reciclagem de óleo de cozinha nas escolas

Programa para transformar óleo vegetal em biodiesel e sabão chega a dez colégios públicos
 

oleo-cozinha-reciclado

 

 

Com a distribuição de funis e a instalação de um ecoponto para o recolhimento de óleo de cozinha usado, no Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht, na Taquara, a Secretaria do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) lançam, nesta segunda-feira (18/11), o Programa Prove nas Escolas.

 

 

O Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal (Prove) visa a estimular a cadeia da reciclagem de óleo de cozinha usado como matéria-prima na produção de biodiesel e de sabão.

 

Contando com o apoio crescente de restaurantes, hotéis e condomínios, entre outros, o Prove está chegando agora nas escolas públicas: inicialmente, dez colégios se tornarão ecopontos de recolhimento de óleo vegetal.

 

O secretário do Ambiente, Carlos Minc, participará do lançamento do Prove no Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht, que foi escolhido para a instalação do primeiro ecoponto devido ao seu simbolismo: três professores modificaram uma antiga Mercedes-Benz movida a diesel para que funcionasse à base de óleo vegetal.

 

Num efeito demonstrativo das potencialidades do uso de óleo de cozinha reciclado na produção de biodiesel, as escolas que aderiram ao Prove servirão de pontos de parada e abastecimento do carro.

 

 

GOVERNO DO RIO

 

0 comentários