Seminário Internacional Socioeducativo do Degase começa nesta terça

O Seminário, que conta com a parceria do Observatório Jovem do Rio de Janeiro/UFF, da Secretaria de Educação e do Colégio Pedro II, já foi realizado, em outras edições, no prédio dos Correios, na UERJ e na UFF
 

Pelo quarto ano consecutivo, o Governo, por meio do Departamento de Ações Socioeducativas do Estado – Novo Degase –, realizará nos dias 26, 27 e 28 de novembro, um grande evento com o objetivo de repensar os caminhos trilhados pela instituição e seus futuros passos junto com a sociedade: o IV Seminário Internacional Socioeducativo.

 

O Seminário, que conta com a parceria do Observatório Jovem do Rio de Janeiro/UFF, da Secretaria de Educação e do Colégio Pedro II, já foi realizado, em outras edições, no prédio dos Correios, na UERJ e na UFF. Este ano, o teatro do Colégio Pedro II, em São Cristóvão, abrigará as discussões que colocarão em pauta os temas Delinquência Juvenil, Políticas Públicas e Direitos Humanos. Outra novidade é que o evento, antes de abrangência Estadual, torna-se, em 2013, Internacional.

 

A intensa programação de três dias contará com conferências de personalidades nacionais e internacionais, tais como Robert Agnew, maior especialista da atualidade sobre delinquência juvenil e Presidente da Sociedade de Criminologia Americana; Raúl Zaffaroni, Ministro da Suprema Corte Argentina, criminologista e renomado pesquisador na área de privação de liberdade – seu conhecimento confere a ele o título de Doutor “Honoris Causa” em 30 universidades no mundo –; Mário Volpi, representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que discutirá sobre políticas públicas e direitos humanos; entre outros conferencistas e profissionais envolvidos com a temática do evento.

 

Além das conferências e mesas de discussão, também haverá apresentação de trabalhos acadêmicos relacionados aos seguintes eixos de estudo: Educação para Jovens em Privação de Liberdade; Juventudes, Violência e Risco Social; Delinquência Juvenil; Institucionalização das Juventudes: Políticas, Direitos e Práticas. Para encerrar o evento – dia 28 de novembro – será lançado o Livro do III Seminário Estadual Socioeducativo, reunindo os trabalhos que foram apresentados no ano anterior.

0 comentários