Estado do Rio terá nova legislação cultural em 2014

Elaboração da lei foi um dos destaques da Secretaria de Cultura este ano
 

Nova-lei-cultural-RioA Lei Estadual de Cultura, que será votada no início de 2014, é um dos destaques da Secretaria de Cultura este ano. A iniciativa prevê novas formas de financiamento e participação cidadã na área. Outra ação foi a distribuição gratuita de vales-ingresso a alunos e professores da rede estadual de ensino, por meio do projeto Cinema para Todos. O total de participantes atendidos pelo programa este ano, ao longo das três edições do programa, chegou a 1,6 milhão.

Segundo a secretária de Cultura, Adriana Rattes, a nova legislação propõe a criação do Sistema Estadual de Cultura, um novo modelo de gestão de políticas públicas para a área.

“O objetivo primordial do plano é traçar o desenvolvimento da cultura fluminense para os próximos dez anos. As diretrizes e estratégias foram discutidas através da consulta pública na internet e em reuniões públicas”, disse a secretária.

Considerado uma das ações de destaque da pasta, o projeto Cinema para Todos já atendeu 1.067 escolas da rede estadual; exibiu 197 filmes nacionais e proporcionou encontros para 2,6 mil educadores.

Válidos para filmes nacionais em cartaz em qualquer dia da semana, os vales podem ser trocados nas bilheterias de qualquer uma das 65 salas participantes. Os alunos e educadores ainda podem levar um acompanhante para a sessão.
As escolas estaduais também podem solicitar sessões especiais para grupos de estudantes na sala de cinema.

 

Governo do Rio

0 comentários