IPVA 2014 poderá ser quitado a partir de 14 de janeiro

Desconto para pagamento de cota única será de 10%
 

Os proprietários de veículos do Estado do Rio de Janeiro vão poder quitar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) do ano que vem a partir de 14 de janeiro. Nesta data, as guias de recolhimento do imposto (GRDs) estarão disponíveis no portal da Secretaria de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br) e nos terminais específicos do banco Bradesco. O proprietário de veículo que fizer o pagamento em cota única terá 10% de desconto, percentual maior do que o de 2013, que foi de 8%. A previsão é de que cerca de R$ 2 bilhões sejam arrecadados em 2014. A frota fluminense que paga IPVA é de aproximadamente 4,5 milhões de automóveis.

 

ipva-2014

 

– Começamos a efetuar hoje, às 10h, o processamento do IPVA do ano que vem. Depois, estas informações vão para o Bradesco, onde é preparado o lançamento dos boletos. Tivemos um cuidado muito especial este ano para que repetíssemos, mais ou menos, o calendário do ano passado. Então, este ano começaremos no dia 14 de janeiro, iniciando na placa 0 e terminando com a placa 9 – explicou o subsecretário-geral da Secretaria de Fazenda, Paulo Tafner.

 

Os valores do IPVA de 2014 deverão ser, em média, 5,5% inferiores ao deste ano, conforme levantamento prévio feito pela pasta estadual. O cálculo do imposto contabiliza o valor médio de mercado dos veículos usados, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). No caso dos veículos novos, o cálculo é realizado com base no valor da nota fiscal de venda, sendo proporcional ao número de meses restantes do ano a partir da emissão da nota.
 

Restituições de veículo roubado

 

Segundo a Secretaria de Fazenda, os contribuintes que tiverem direito a ressarcimento por perda total ou roubo de veículo não vão precisar solicitar o reembolso, pois com o sistema de informações da Fazenda e do Detran-RJ a restituição do valor devido será feita automaticamente. Conforme a Lei nº 6.570/2013, a restituição será efetivada no exercício seguinte ao sinistro. A legislação passa a vigorar a partir do ano que vem.

 

 

IPVA

Governo do Rio

0 comentários