Linha 4 do Metrô: tatuzão começa a operar na segunda-feira (23/12)

Com aproximadamente 16 quilômetros de extensão, a Linha 4 do Metrô vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico
 

O Consórcio Linha 4 Sul inicia nesta segunda-feira (23/12) a operação do Tunnel Boring Machine (TBM), o ‘Tatuzão’, que vai perfurar os túneis da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca-Ipanema) entre as estações General Osório e a Gávea. Com mais de 2 mil toneladas e 120 metros de comprimento por 11,5 metros de diâmetro, o TBM vai partir da caverna subterrânea construída ao lado da General Osório. A máquina escava de 15 a 18 metros de túnel por dia, quatro vezes mais rápido que os métodos utilizados anteriormente no Rio de Janeiro. Este é o maior ‘Tatuzão’ da América Latina e o maior equipamento já utilizado em obras metroviárias no Brasil.

 

 

Com aproximadamente 16 quilômetros de extensão, a Linha 4 do Metrô vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações: Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz.

 

Governo do Rio

0 comentários