Pela primeira vez na América Latina, Clinton Global Initiative é realizado no Rio de Janeiro

O prefeito Eduardo Paes participa na segunda-feira (09/12), da abertura do fórum
 

Clinton-Global-InitiativeO Rio de Janeiro é a primeira cidade na América Latina a receber uma edição do Clinton Global Initiative. O evento acontecerá entre os dias 8 e 10 de dezembro, com a realização de debates no Copacabana Palace. A organização é dedicada à sustentabilidade e à busca de soluções para cidades e países em desenvolvimento. A vinda do evento para o Rio foi anunciada no dia 06/05, em Nova York, após reunião do prefeito Eduardo Paes com o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, e a ex-secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, criadores da fundação.

 

 

O programa na América Latina enfatizará os esforços que vêm sendo feitos para levar o progresso social e econômico da região rumo ao futuro. As sessões abordarão temas como: Desenvolvendo a Capacidade Humana, Planejando o Crescimento Verde e Mobilizando o Potencial da Tecnologia e Inovação.

 

Bill Clinton destacou o porquê da escolha do Rio como primeira cidade da América Latina a receber o evento:

“Estou entusiasmado em levar a Clinton Global Initiative ao Rio de Janeiro. Muitos países da América Latina têm sido um modelo na resolução de desafios críticos por meio da colaboração criativa entre os setores governamental, privado e sem fins lucrativos, que podem ser replicadas universalmente”.

 

O prefeito Eduardo Paes participa na segunda-feira (09/12), da abertura do fórum, no painel “Latin American Cities: Revitalization and economic Transportation” e de uma mesa de debates.

 

“O Brasil e a América Latina crescem fortemente e precisamos transformar este crescimento em desenvolvimento e prosperidade para todos. Em 2050, a América Latina será o continente mais urbanizado do mundo, segundo a Organização das Nações Unidas. O Rio de Janeiro está no centro desse desafio global. Receber a CGI é uma oportunidade real para governo, empresas e líderes da sociedade civil trabalharem juntos na busca por soluções”, destacou Paes.

Desde o lançamento da Clinton Global Initiative em 2005, os membros da CGI já fizeram 616 compromissos em todo o mundo que impactam diretamente a região da América Latina. Mais de 250 desses compromissos foram criados especificamente para melhorar vidas na América Latina e têm um valor estimado de US$ 4,6 bilhões de dólares quando plenamente financiados e implementados. Estes compromissos incluem esforços para a criação de empregos, a expansão de programas de educação para a primeira infância, a preparação para a redução do impacto de desastres naturais e o aumento da participação plena e igualitária de meninas e mulheres na sociedade. Na CGI América Latina os participantes farão novos Compromissos para Ação para avançar na resolução destes e de outros desafios.

 

Para mais informações e para consultar a programação atualizada e a lista completa dos principais participantes – em inglês, espanhol e português – visite clintonglobalinitiative.org/latinamericaou envie um e-mail para cgilatinamerica@clintonglobalinitiative.org. Mais notícias e destaques sobre a reunião: no Twitter @ClintonGlobale no Facebook facebook.com/clintonglobalinitiative.

0 comentários