Rio assina empréstimo com o Banco Mundial

O projeto prevê também a implantação de serviços de monitoramento on line da operação dos diferentes modais
 

 

O Estado do Rio está fechando novo empréstimo no valor de US$ 500 milhões com o Banco Mundial. A assinatura do contrato aconteceu nesta terça-feira (03/12), no escritório do Banco Mundial, em Brasília, às 10 horas.

 

 

Os recursos serão liberados em uma parcela e suportam a agenda de melhoria dos serviços públicos do Governo estadual, principalmente no setor de mobilidade urbana, para o qual será desenvolvido um plano de integração regional voltado para ônibus, trens, metrô, barcas e teleféricos. A ação permitirá a ampliação do alcance desses modais e beneficiará mais de 11 milhões de pessoas.

 

 

O projeto prevê também a implantação de serviços de monitoramento on line da operação dos diferentes modais. Essas informações serão repassadas simultaneamente aos usuários, gerenciadores e gestores, permitindo o melhor controle e gestão da operação.

 

 

Com a maior integração dos meios de transporte, como trens e ônibus, haverá ainda a possibilidade de abertura de novas frentes de emprego, tendo em vista que 55% das vagas abertas estão na capital, enquanto que a maioria das famílias de baixa renda se encontra na periferia.

 

 

O Programa vai também apoiar ações para a melhoria da gestão fiscal do Estado.

 

 

Inovação – O Governo do Rio, com o empréstimo, vai inovar ampliando os serviços com foco na inclusão social, econômica e legal das mulheres. A expansão será por meio do uso dos atuais trens da Supervia, do sistema do Teleférico e de toda a estrutura atual da rede de transportes. O projeto contemplará pontos de apoio à mulher, além de combater a violência doméstica.

 

 

O empréstimo concedido tem vencimento final de 26 anos e dez anos de carência. Participaram da cerimônia a diretora do Banco Mundial Deborah Wetzel, o governador Sérgio Cabral, o secretário de Estado de Fazenda Renato Villela, a subsecretária de Finanças Rebeca Villagra.

 

 

Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeir

0 comentários