Tatuzão entra em operação nesta segunda-feira, dia 23

Maior equipamento do gênero da América Latina, tem capacidade de escavar de 15 a 18 metros por dia
 

O ‘Tatuzão’ (Tunnel Boring Machine – TBM) começou a operar nesta segunda-feira (23/12), às 8h18. O equipamento vai perfurar aproximadamente 16 quilômetros de extensão dos túneis da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca-Ipanema), entre as estações General Osório e a Gávea. Este é o maior ‘Tatuzão’ da América Latina, com capacidade de escavar de 15 a 18 metros de túnel por dia, quatro vezes mais rápido que os métodos utilizados anteriormente no Rio de Janeiro. O botão de ignição da perfuratriz foi apertado pelo governador Sérgio Cabral, pelo vice-governador e coordenador de Infraestrutura Luiz Fernando Pezão, pelo secretário da Casa Civil, Regis Fichtner, pelo secretário de Transportes, Júlio Lopes, e pelo operário Charlison José da Silva.

 

Tatuzão entra em operação nesta segunda-feira

 

– Essa é uma ligação esperada há mais de dez anos. É um momento muito importante que estamos vivendo. Vai permitir que milhares de pessoas possam ser transportadas com dignidade – disse o governador Sérgio Cabral.

 

A obra está gerando cerca de sete mil empregos e partir de 2016, a Linha 4 do Metrô vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico.

 

– É uma emoção muito grande representar minha equipe neste momento – afirmou Charlison que, além de trabalhar na construção da linha, onde é um dos manipuladores do Tatutão, será um dos beneficiados com o metrô. Ele mora na Gardênia Azul, em Jacarepaguá, e prevê gastar economizar de 30 a 40 minutos, só durante a ida para a zona sul do Rio.

 

Governo do Rio

0 comentários