Casa do Trabalhador oferece novos cursos profissionalizantes

Objetivo é capacitar moradores de Manguinhos e bairros vizinhos para o mercado de trabalho
 

A Casa do Trabalhador, em Manguinhos, abriu inscrições para novos cursos, com o objetivo de oferecer à população a possibilidade de ampliar seus conhecimentos e se inserir no mercado de trabalho. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Trabalho e Renda com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e o Unisuam (Centro Universitário Augusto Motta). Entre as qualificações oferecidas pela universidade, está a de Auxiliar Administrativo, capacitando o aluno a desenvolver competências que permitam o apoio nas áreas administrativas e de comércio de uma empresa.

 

 

A Casa do Trabalhador também vai disponibilizar o curso de Departamento Pessoal, ensinando as rotinas de elaboração da folha de pagamento, assim como cálculos de remunerações e de rescisão contratual, pagamentos de férias e do 13º salário. As qualificações, com carga horária de 16 horas, serão realizadas nos dias 11 e 25 deste mês e nos dias 1º, 8, 15 e 22 de fevereiro, das 9h às 12h. São 60 vagas. É necessário que o aluno esteja cursando o Ensino Médio. O espaço estadual também está oferecendo vagas para as atividades de almoxarife, porteiro, vigia e agente de Projetos Sociais.

 

 

Formalização de empreendimentos

Outra novidade da Casa do Trabalhador é o curso para comerciantes. No projeto Mulher Empreendedora – que inclui capacitação, consultoria e orientação para o fortalecimento dos negócios e geração de renda – estão sendo disponibilizadas 30 vagas. A qualificação, com duração de nove meses e 122 horas, consiste em três workshops, quatro cursos, cinco oficinas, duas palestras e consultoria para elaboração do Plano de Negócios. Podem participar mulheres a partir de 18 anos que trabalham por conta própria, que tenham um pequeno negócio ou que já tenham um projeto para desenvolver.

 

 

“Estamos disponibilizando novos cursos para aqueles que desejam aproveitar o início do ano de 2014 e o verão para garantir a participação em nossos módulos profissionalizantes, que oferecem certificados. Há uma demanda grande de moradoras da região de Manguinhos e Jacarezinho que desejam abrir seus estabelecimentos e formalizar pequenos empreendimentos”, explicou a coordenadora da Casa do Trabalhador, Silmara Bernardo.

 

 

Inaugurado em julho de 2013, o espaço reúne também serviços como balcão de empregos, emissão de carteira profissional e orientação jurídica. O local já beneficiou a 75 mil pessoas.

 

Governo do Rio

0 comentários