Detran-RJ pede ao governo federal mais 6 meses para simulador de direção ser obrigatório nas autoescolas

Segundo o sindicato das autoescolas, só a Escola Pública de Trânsito do Detran tem o simulador
 
Foto: Rafaella Barros / Extra

Foto: Rafaella Barros / Extra

 

Na quarta-feira, dia 8 de janeiro, o presidente do Detran-RJ, Fernando Avelino, enviou uma carta ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran),  sugerindo que o órgão federal prorrogue por seis meses a exigência de instalação de simuladores de direção nas autoescolas do país, para os alunos que vão tirar a primeira habilitação.

 

Foto: Rafaella Barros / Extra

Foto: Rafaella Barros / Extra

 

Segundo a Resolução 444 do Denatran, os matriculados em Centros de Formação de Condutores (CFCs) desde o dia 2 de janeiro são obrigados a fazer cinco aulas com o aparelho. Pelo cronograma elaborado por Avelino, as autoescolas teriam até o fim de março para comprar os equipamentos.    — Depois, até o fim do segundo trimestre (junho), todos os exames teriam que estar operacionalizados. Ou seja, as autoescolas teriam que ter os equipamentos funcionando e gente treinada para operá-los — disse ele.

 

A preocupação dos empresários e de autoridades é que a exigência do simulador atrase a emissão de milhares de carteiras de motoristas de categoria B (habilitação para conduzir veículos leves). Em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin já pediu a ampliação do prazo. “A primeira coisa é que é preciso que se dê um prazo maior, mas isso tem que ser decidido na área federal”, disse ele”.

 

COMO VAI FUNCIONAR

 

Norma estadual

Foi publicado no Diário Oficial do Estado a Portaria 4.423, do Detran-RJ, que fixa as regras para a instalação e a utilização do simulador de direção. Entre as exigências, estão a instalação de uma câmera na sala onde ficará o equipamento e de um aparelho de biometria (para coleta de impressões digitais), que vai controlar a presença dos alunos e do instrutor. Esses requisitos, segundo as autoescolas, são os que mais elevam os custos, além do valor do aparelho (de R$ 39.800).

 

 

Cronograma

Os donos de autoescolas dizem que os alunos matriculados desde o dia 2 deste mês devem concluir as aulas teóricas entre o fim de janeiro e o fim de fevereiro, dependendo da carga horária semanal escolhida. Se até lá não houver simuladores, os futuros condutores terão que esperar para começar as aulas práticas.

 

Fonte: Extra

0 comentários