Novo Conselho Tutelar em Guaratiba

No local serão atendidos os moradores dos bairros de Estrada de Guaratiba, Guaratiba, Morro da Pedra, Pedra de Guaratiba, Praia do Aterro, Ilha de Guaratiba e Barra de Guaratiba
 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), por meio da Coordenadoria Geral de Direitos Humanos, abre nesta sexta-feira (17/01) mais um Conselho Tutelar (CT) na cidade do Rio de Janeiro. A décima quinta unidade do município é a de Guaratiba, na Zona Oeste. No local serão atendidos os moradores dos bairros de Estrada de Guaratiba, Guaratiba, Morro da Pedra, Pedra de Guaratiba, Praia do Aterro, Ilha de Guaratiba e Barra de Guaratiba.

 

Além disso, a SMDS dará continuidade à ampliação da rede de garantia de direitos para crianças e adolescentes com a inauguração do CT da Barra da Tijuca/ Recreio dos Bandeirantes, também na Zona Oeste da cidade.

O Conselho Tutelar é um órgão responsável em fiscalizar se estão sendo cumpridos os direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Cada Conselho é formado por cinco conselheiros, escolhidos pela comunidade para um mandato de três anos. Eles são responsáveis por fazer valer os direitos das crianças e dos adolescentes e dar encaminhamento adequado para a solução de problemas como discriminação, exploração, negligência, opressão, violência e crueldade que apresentem como vítimas as crianças ou adolescentes.

Os Conselhos Tutelares funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A partir das 18h, finais de semana e feriados o contato pode ser feito por meio de telefones celulares, sempre com um conselheiro de plantão.

0 comentários