Prefeitura alcança marca histórica no combate à dengue em 2013

As ações de prevenção da dengue no município são feitas de forma permanente durante todo o ano, com inspeções dos agentes de saúde, mutirões e ações educativas
 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alcançou em 2013 a marca histórica de 8,375 milhões de visitas de inspeção para prevenção da dengue na cidade. O número superou o recorde do ano anterior, de 7,6 milhões de visitas. Além disso, 2013 registrou outro resultado inédito, o menor índice de infestação do mosquito desde 2005. Ao todo, mais de 1,161 milhão de depósitos foram eliminados e 3,803 milhões tratados. A expectativa da SMS é expandir esses números, objetivando a prevenção e o controle dos vetores.

As ações de prevenção da dengue no município são feitas de forma permanente durante todo o ano, com inspeções dos agentes de saúde, mutirões e ações educativas. O monitoramento constante garante a realização de ações imediatas quando há aumento de casos na cidade, independente da época do ano ou estação. Além do trabalho residencial de rotina, há inspeções regulares em locais estratégicos, como terrenos baldios, cemitérios, ferros-velhos, etc.

Como reforço, desde março de 2011 a SMS vistoria imóveis abandonados ou fechados, com respaldo do decreto que permite a entrada dos agentes sem a presença do proprietário. Em 2013 foram realizadas 68 entradas compulsórias em imóveis fechados e outros 1.761 proprietários, após serem notificados, entraram em contato com a secretaria para agendar a inspeção em seus imóveis.

A população pode e deve continuar contribuindo para o combate à dengue, ficando atenta aos possíveis focos dentro de casa, como vasos de planta, piscinas ou caixas d’água, e denunciando locais com possíveis focos por meio da central de atendimento da Prefeitura 1746.

 

Prefeitura do Rio

0 comentários