Curso da Ciência e Tecnologia viabiliza profissão e primeiro emprego para jovens no Rio

O curso conta com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Instituto INFNET
 

Adquirir uma profissão na área de tecnologia da informação e, ao mesmo tempo, conquistar o seu primeiro emprego na vida. É o que a Prefeitura do Rio, através da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia (SECT), vai proporcionar, de imediato, a 49 dos 90 formandos da quarta turma do curso gratuito de Programação de Computador com Inglês Técnico (Forsoft-Rio). A formatura será nesta sexta-feira (07/02), às 18h, no auditório da Firjan, localizado na Avenida Graça Aranha, nº 1, Centro.

 

Jovens de famílias de baixa renda, entre 18 e 24 anos, foram capacitados nos cursos de “Linguagem de programação com ênfase em Java”, “Linguagem de programação com ênfase em DotNET” e “Infraestrutura de Redes”.

As inscrições para a 5ª turma já estão abertas pelo site www.forsoft.org.br. Durante seis meses, os jovens tiveram quatro horas diárias de aulas nos cinco dias úteis da semana e fizeram visitas guiadas á empresas do ramo. A SECT desenvolve o projeto em parceria com a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro-RJ). O diferencial do Forsoft-Rio são as empresas que participam como “madrinhas” dos formandos e que se comprometem a contratar, no mínimo, 30% dos egressos, em regime de CLT e com salário compatível com o padrão de mercado. O índice de contratação dos alunos da quarta turma alcançou a marca de 54%.

 

 

O curso conta com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Instituto INFNET. No ano passado, o Forsoft-Rio participou do Prêmio ODM (Objetivos do Milênio) e ficou entre os 60 finalistas, conquistando o certificado que comprova a contribuição do curso para o alcance do 8ª Objetivo do Milênio, “Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento”.

 

As empresas madrinhas da quarta turma do Forsoft-Rio foram a 3 Elos, a Acol, Alfweb, AMT, Blinx, Calandra, CECIP, Delage, Delphos, Go2web, Idaco, Linux, Mestra, MPL, Radix, Redeh, Rightway, Sankya, Topdown, VS Sistemas e Xqube.

 

Prefeitura do Rio

0 comentários