E-mail marketing: uma forte ferramenta para relacionamento e vendas

Entenda o que é o e-mail marketing e quais as vantagens que ele oferece para as empresas
 

Email Marketing é uma mídia utilizada na internet para veiculação de mensagens, normalmente usada para fins publicitários e/ou para o relacionamento com os clientes. O que difere o e-mail marketing dos temidos SPAMs é que o email marketing é relevante para quem o recebe – o cliente escolhe receber aquelas informações, enquanto os SPAMs são evitados por todos.

 

 

Possuindo uma das mais altas taxas de retorno sobre o investimento quando utilizado corretamente, o e-mail marketing é uma ferramenta com preço acessível e atende a todos os tamanhos de empresas.

 

Porém para que o seu uso seja eficiente, seguir algumas dicas de especialistas pode ajudar – e muito. “O primeiro passo para utilizar essa ferramenta é ter uma lista de contatos. Faça o seu próprio mailing, analisando quem é o seu público alvo”, comenta Felipe Pereira, mestre em administração, especialista em negócios digitais e criador do E-mail Marketing Efetivo. A principal ideia é que essa ferramenta seja utilizada para enviar informações relevantes, ofertas e promoções para o seu público.

 

Para que a empresa tenha sucesso com essa ferramenta, é preciso que os e-mails sejam interessantes e não causem a impressão de SPAM para o cliente – assim, ele simplesmente passa a ignorá-los. “O conteúdo das mensagens enviadas é essencial. Quando os assuntos são interessantes, os clientes lêem e até mesmo compartilham seus e-mails – e esse é o melhor caminho para a sua empresa”, comenta Pereira, que acrescenta “aliando uma boa base de mailing com uma promoção de vendas ou com lançamento de novos produtos, o resultado obtido deve ser muito bom”.

 

Para aqueles que acham que e-mail é coisa do passado, os números comprovam o contrário: 46% dos brasileiros citaram e-mail como a primeira comunicação on-line diária. Facebook é citado por 27% das pessoas, enquanto sites de noticias e portais representam 7%. Isso significa que o e-mail continua sendo o canal de relacionamento digital mais utilizado. Ainda segundo o estudo Channel Preferences Survey, de fevereiro de 2012, da ExactTarget, 91% das pessoas olham o seu e-mail diariamente, contra 57% para Facebook e SMS, e menos de 30% para outras formas. ”E o que isso significa? Que utilizando o e-mail marketing da forma correta, a empresa tem grandes chances de atingir um maior número de pessoas interessadas em seus produtos/serviços e ainda assim, não pagará caro por essa ferramenta”, conclui Pereira.

 

Especialista em Marketing Digital

0 comentários