Estado inaugura Polo de Ensino a Distância da Rocinha

Local vai oferecer todas as modalidades de ensino, do Fundamental à Pós-Graduação, passando pela qualificação profissional
 

O Estado inaugurou, nesta terça-feira (25/02) o Polo de Educação a Distância (PED) da Rocinha, que irá reunir, em um espaço de 1,2 metros quadrados, desde o Ensino Fundamental até a Pós-Graduação a distância. Foram investidos R$ 2,5 milhões.

 

Os alunos vão poder desfrutar de nove salas de tutoria, dois laboratórios de informática, dois de física, uma biblioteca e um auditório de 100 metros quadrados, cada, espaço wireless e módulos independentes para o Ceja e Cederj. Ele aposta que o modelo será ampliado para todo o País.

 

 

“Nós estamos entregando uma forma de consolidar as diversas ações da Secretaria de Ciência e Tecnologia aqui hoje neste prédio da Rocinha. Nosso primeiro PED vai integrar diversas formas de ensinar, do ensino fundamental à pós-graduação, mas com essa qualidade das instalações, com dignidade para os funcionários, para as pessoas que vão aqui trabalhar, para os alunos que vão estudar aqui. Então, é mais uma conquista deste governo, que está aqui recuperando os anos de abandono pelos quais a Rocinha passou”, disse o secretário de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca.

 

 

“Estamos inaugurando o Polo de Educação a Distância, onde o aluno entra para fazer o ensino fundamental, o ensino médio, faz o ensino técnico, os cursos de graduação e a pós-graduação. É um modelo pioneiro que o governo do estado inaugura e certamente vai se espalhar por todo o Brasil”, disse o presidente da Fundação Cecierj, Carlos Bielchovsky.

 

 

Já o presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica, Celso Pansera, explica que o ensino técnico oferecido a distância pode ajudar muitos jovens a ingressarem no mercado de trabalho.

 

 

“A Faetec entra com a parte profissionalizante, uma parte importante deste processo. Mas fundamentalmente, é a aposta de que o ensino a distância possa ser de fato uma boa porta de entrada para o mercado de trabalho”.

 

 

Os cursos de graduação a distancia são oferecidos pelo Consórcio Cederj, formado por oito instituições públicas de ensino superior no Estado do Rio de Janeiro (UERJ, UFRJ, UFF, UNIRIO, UENF, RURAL e CEFET, IFF). No Polo Rocinha há quatro cursos universitários: Licenciatura em Pedagogia (Uerj), Tecnologia em Sistemas da Computação (UFF), Administração (UFFRJ) e Tecnologia em Gestão de Turismo (Cefet-RJ).

 

 

Já a Rede Ceja – Centro de Estudos de Jovens e Adultos – oferece o Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, e o Ensino Médio para jovens e adultos. Os três cursos profissionalizantes – Eletricista Predial, Encanador/Instalador (bombeiro hidráulico) e Segurança no Trabalho – são uma parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).

 

Prefeitura do Rio

0 comentários