Forsoft-Rio abre inscrições para formação de sua 5ª turma

O processo de seleção é dividido em três etapas: Etapa 1 (eliminatória): prova de raciocínio lógico-matemático que deverá ser feito on-line, em data e horário previamente agendados por e-mail
 

Estão abertas as inscrições para a 5ª turma do Forsoft-Rio, curso técnico em programação de computador onde o aluno já pode sair empregado na solenidade de formatura. É direcionado para jovens entre 18 e 24 anos moradores de áreas de vulnerabilidade social e que estejam cursando ou tenham concluído o terceiro ano do ensino médio. Inscrições pelo site www.forsoft.org.br.

 

 

O Forsoft-Rio é um projeto social de iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro, em parceria com a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro) e Empresas-Madrinhas da área de TI. O curso trabalha em cima da demanda dessas empresas-madrinhas, gerando mão de obra qualificada para um mercado em expansão.

 

 

O curso tem duração de cinco meses, com aulas presenciais de segunda a sexta-feira, entre 12h45 e 17h, no Instituto Infnet, no Centro do Rio. É totalmente gratuíto e fornece auxílio transporte aos alunos. Durante este período, podem ocorrer atividades na parte da manhã, como visitas à empresas, entre outras. Nesta quinta edição serão oferecidos cursos de Desenvolvimento de Software e Infraestrutura de Redes, ambos com Inglês Técnico. O interessado deverá, no momento da prova on-line, escolher a opção a qual deseja concorrer.

O processo de seleção é dividido em três etapas: Etapa 1 (eliminatória): prova de raciocínio lógico-matemático que deverá ser feito on-line, em data e horário previamente agendados por e-mail. Etapa 2 (eliminatória): entrevista presencial, com coordenador e gerente do projeto. Etapa 3 (classificatória): entrevista presencial com a Empresa-Madrinha.

 

 

Nos 4 primeiros anos de existência, o Forsoft-Rio vem se modernizando e englobando um maior número de empresas-madrinhas. Em 2010 foram 8 Empresas-Madrinhas, que apoiaram 72 jovens. Foi oferecido curso de capacitação em Desenvolvimento Java. Já em 2011, foram 13 empresas que apadrinharam 102 jovens. Foram oferecidos cursos de capacitação em Desenvolvimento Java e Desenvolvimento DotNet. Em 2012, 9 Empresas- Madrinhas apoiaram 111 jovens, com os cursos de capacitação em Desenvolvimento Java e Infraestrutura de Redes. No ano passado, 21 Empresas-Madrinhas apoiaram 102 jovens e foram oferecidos cursos de capacitação em Desenvolvimento Java, Desenvolvimento .NET e Infraestrutura de Redes.

 

 

Empresas que queiram participar do projeto também podem acessar o site www.forsoft.org.br e se cadastrar. Em caso de dúvidas, enviar email para forsoft@assespro-rj.org.br ou ligar para 2507-7181 / 2507-6432 e falar com Bruno Ribeiro.

 

 

O curso conta com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia. No ano passado, o Forsoft-Rio participou do Prêmio ODM (Objetivos do Milênio) e ficou entre os 60 finalistas, conquistando o certificado que comprova a contribuição do curso para o alcance do 8ª Objetivo do Milênio, “Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento”.

 

Prefeitura do Rio

0 comentários