Operação Lapa Presente completa um mês de atuação

Uma das ações de destaque da iniciativa foi o acolhimento de mais de 1,1 mil moradores de rua
 

Lapa-PresenteLançada pela Secretaria de Governo para garantir a segurança de moradores e frequentadores da região do Rio Antigo, a Operação Lapa Presente (OLP) completou um mês de atuação no sábado (1/2) com resultados expressivos. Até a madrugada de segunda-feira (3/2), os agentes da iniciativa prenderam 26 foragidos da Justiça e detiveram 389 pessoas por porte de entorpecentes. Além disto, 1.151 moradores de rua foram acolhidos.

 

Para aprimorar a qualificação dos agentes, a OLP ofereceu atualização na área de policiamento comunitário, técnicas de abordagem e uso progressivo da força, assim como cursos de Inglês e Espanhol para o atendimento a turistas.

 

“A equipe tem uma abordagem diferenciada e cidadã. Temos como procedimento, por exemplo, a filmagem de todas as nossas ações. Isto traz mais transparência e nos ajuda a conquistar a confiança dos moradores e frequentadores da Lapa. Os agentes são abordados pela população, que agradecem às ações. Houve caso até de morador de rua que pediu ajuda para ser encaminhado para um abrigo”, disse o coordenador-geral da Operação Lapa Presente, major Rodrigo Cereser.

 

Desde o início das ações da OLP até a madrugada de segunda-feira, os agentes ainda conduziram à delegacia 10 indivíduos por porte de arma branca, um por arma de fogo, 29 por roubo e furto e 43 por delitos de outra natureza. Já as fiscalizações realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes resultaram no reboque de 103 veículos em situação irregular.

 

Policiamento permanente

 

A OLP acontece todos os dias da semana, de forma permanente, entre 21h30 e 5h30. A região do Rio Antigo é patrulhada por 123 agentes, que atuam a pé, em 24 bicicletas ou em 11 viaturas. Nove órgãos dos governos estadual e municipal trabalham de forma coordenada na ação.

 

Para incentivar a população a denunciar crimes e irregularidades, a Operação disponibiliza o Disque Lapa-Presente: 97954-2424 e 97954-2525. Já foram recebidas, desde a noite de estreia da OLP, 293 ligações.

 

Governo do Rio

0 comentários