Prefeito entrega três novos EDIs e uma escola totalmente reformada na Zona Oeste

A ampliação da oferta de vagas em creche e pré-escola está entre as metas da prefeitura
 

Eduardo-Paes-inauguracao-EDIO prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, entregaram nesta terça-feira (11/02) três novos Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) e uma escola totalmente reformada na Zona Oeste. Nesta primeira semana do ano letivo, a rede municipal de ensino contará ainda com quatro EDIs que serão inaugurados na Zona Norte nesta quarta-feira, ampliando em 1.275 a oferta de vagas em creche e oferecendo 500 vagas para a pré-escola (uma unidade já havia sigo entregue em janeiro). As inaugurações fazem parte de um total de 40 novas unidades que começaram a ser entregues no ano passado. A previsão é de que outras 14 EDIs sejam inauguradas em 2014, totalizando 22. 

“A gente constrói uma cidade melhor com educação. É aqui que as crianças aprenderão a ser cidadãos, cumprir com seus deveres e fazer valer os seus direitos. Segundo os especialistas, a primeira infância é o momento mais importante para a formação do cidadão. As inaugurações de hoje mostram o esforço de levar a educação infantil para as crianças da nossa cidade. Vamos priorizar as áreas que mais demandam, que cresceram e ficaram sem os serviços fundamentais, como a educação”, disse Paes.

Os EDIs inaugurados hoje foram Professora Rosele Nicolau Jorge Coutinho, em Santa Cruz, Professora Marta Regina Perrota, em Campo Grande – ambos em homenagem a duas falecidas professoras da rede municipal de ensino – e Luiza Paula da Silveira Machado, em Realengo, em homenagem à aluna da Escola Municipal Tasso da Silveira, vítima da chacina, em 2011. Além disso, a Prefeitura do Rio entregou o novo prédio da Escola Municipal Tenente Coronel PM Eduardo Villaça, em Realengo.

A ampliação da oferta de vagas em creche e pré-escola está entre as metas da prefeitura. Até 2016, a previsão é de 30 mil novas vagas para a Educação Infantil e a construção de 80 EDIs. Desde 2009, foram criadas 27.943 vagas somente em creche, contando as vagas oferecidas nos sete EDIs que serão inaugurados esta semana. No mesmo período, 126 Espaços de Desenvolvimento Infantil foram construídos. Somente na Zona Oeste,65 unidades foram entregues, enquanto outras 50 foram construídas na Zona Norte. Dos 22 EDIs previstos para este ano, um foi inaugurado em janeiro, na Pavuna.

 

Entre as novidades para o ano letivo, está a expansão do programa Turno Único, que até 2016 colocará 35% dos alunos das unidades escolares da Prefeitura do Rio estudando em horário integral, com sete ou oito horas de aula. Para alcançar a meta, a prefeitura criou o programa Fábrica de Escolas do Amanhã que até 2016 vai construir 136 unidades escolares e adaptar 77 unidades já existentes.

Em 2014, 165 escolas de Ensino Fundamental atenderão em Turno Único. Nestas unidades, os alunos têm mais tempo de aula de Português, Matemática e Ciências. Pelo programa, as escolas do 1º ao 6º Anos terão sete horas de aulas e uma hora a mais para atividades de Reforço Escolar, artes e esportes. Já as unidades que atendem alunos do 7º ao 9º Anos terão oito horas de aulas e uma a mais para o pós-escola.

 

Prefeitura do Rio

0 comentários