Prefeitura divulga esquema operacional para o Carnaval 2014 no Sambódromo

Motoristas precisam ficar atentos às interdições de algumas vias
 

Esquema-transporte-sambodromoA Prefeitura do Rio divulgou nesta quarta-feira (26/02) o esquema operacional para o Carnaval 2014 no Sambódromo. As principais mudanças deste ano em relação à 2013 deram-se na região do Centro devido ao fechamento da Perimetral e do Mergulhão da Praça XV para as obras de revitalização da Zona Portuária.

 

“Até o ano passado a Perimetral funcionava como uma via periférica ao Centro que não era interrompida pelos eventos do Carnaval. Com o fechamento da Perimetral e a implantação de mão-dupla na Avenida Rio Branco, nós temos maior restrição viária no Centro”, explicou o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, que ainda recomendou que os foliões utilizem o transporte público para o deslocamento na cidade, principalmente para quem for assistir aos desfiles das escolas de samba na Marques de Sapucaí.

O Sambódromo, após a obra de ampliação concluída em 2012, seguindo o projeto original de Oscar Niemeyer, conta com 12.500 lugares a mais e sonorização dos dois lados da avenida. A reforma também possibilitou adaptações para receber confortavelmente portadores de necessidades especiais de locomoção, com elevadores nas quatro novas arquibancadas do setor par. O número de frisas saltou de 1.094 para 1.823 e os novos camarotes, além de maiores que os do setor ímpar, também contam com varanda panorâmica.

De acordo com o secretário especial de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, são esperados um milhão de turistas no Carnaval, sendo 35 mil chegando pelo Píer Mauá:

“Estamos preparados para receber os turistas. No Sambódromo haverá três postos de informação e 60 atendentes bilíngues para dar orientação. É um momento muito especial, o Carnaval gera R$1,2 bilhão de economia para a cidade”.

 

Este ano, a Secretaria de Turismo e a Riotur fizeram uma parceria com o Facebook e o Instagram para estimular os foliões a utilizarem as hashtags #tonorio (nos blocos de rua) e #sapucai30anos (no Sambódromo) nas fotos que forem publicadas em suas redes sociais durante o carnaval na cidade. As fotos devidamente marcadas com as tags passam por uma curadoria e as melhores vão ser destaques no Instagram @rioguiaoficial e em um álbum na página do Rio Guia Oficial no Facebook (onde as pessoas poderão se marcar também), além de serem exibidas no telão do Terreirão do Samba, durante o intervalo dos shows. Após o carnaval, será editado um livro com este registro fotográfico feito pelo público e postado nas redes sociais.

Berço do samba na Praça XI, o Terreirão do Samba é, durante o Carnaval, o “point” para quem gosta de samba e pagode de qualidade por um preço acessível. A capacidade de público é de 16 mil pessoas por noite de evento. O local conta com 35 quiosques de alimentação e uma estrutura fixa de 75 banheiros. As bilheterias abrem às 18h e os portões às 19h. Os shows têm início às 20h.

TRÂNSITO

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da CET-Rio, montou esquema especial trânsito e transportes no Centro da cidade em todos os seus acessos, a partir de 28/02 para os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí.

 

A operação contará com a participação de 690 agentes de Trânsito da Prefeitura, por dia de operação, entre guardas municipais, CET-Rio e Porto Novo. Eles trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios nas ruas internas.

Serão disponibilizados 20 reboques para desobstrução de vias, 80 motocicletas e 60 veículos operacionais.

Serão também utilizados 65 painéis de mensagens variáveis entre fixos e móveis que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e sobre as condições do tráfego. O Centro de Controle de Operações da Prefeitura estará monitorando toda a área do evento com 570 câmeras, sendo 60 na região do Centro, implantando ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.

A operação será iniciada às 00h do dia 28/02 e tem previsão de término às 14h do dia 09/03.

Desfile das Escolas do Grupo “SÉRIE A” (28/02)

Às 00h do dia 28/02 será interditada a Av. Presidente Vargas, pista central, sentido Centro/Praça da Bandeira, no trecho entre a agulha de acesso para a pista lateral após a Av. Passos, próxima ao prédio da Embratel e o acesso para a pista central após passarela do Metrô Cidade Nova para a chegada dos carros alegóricos.

A partir das 11h será fechada a Av. Presidente Vargas, pista central, sentido Praça da Bandeira/Centro, no trecho entre a nova agulha de acesso a pista lateral, antes da passarela do Metrô Cidade Nova e a Rua Visconde da Gávea, para reposicionamento dos carros alegóricos, ação que será efetuada até as 15h. A Rua Afonso Cavalcanti será interditada com desvio pela Rua Amoroso Lima.

Às 15h será interditada a Rua Benedito Hipólito, no trecho entre a Rua Carmo Neto e a alça de ligação a Av. Trinta e um de Março e também as demais vias no entorno imediato do Sambódromo para preparação do desfile, assim como a Avenida Salvador de Sá. Neste horário será liberada a pista central da Av. Presidente Vargas no sentido Centro/Praça da Bandeira, momento onde estarão liberadas as duas pistas de saída do Centro.

Às 17h será interditado o acesso à Av. Presidente Vargas a partir da Av. Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira, assim como a Av. Presidente Vargas, pista lateral no sentido Praça da Bandeira/Centro até a Praça da República. Neste horário as demais vias do entorno ao Sambódromo também serão fechadas, entre elas a Rua Afonso Cavalcanti e a Rua de Santana, momento onde o fluxo direcionado ao Centro será desviado para a Rua Itapiru (veículos procedentes da Av. Francisco Bicalho) e para o corredor das ruas Estácio de Sá e Frei Caneca (veículos procedentes da Praça da Bandeira). Será fechado ainda o acesso a Av. Paulo de Frontin (sob o viaduto), sendo o trânsito desviado para a Rua Santa Alexandrina.

Às 19h30, será interditada a Rua Frei Caneca e a Av. Trinta e Um de Março.

Às 23h, a Via Binário, sentido Centro, será interditada na altura da Cidade do Samba com desvio sendo feito pela Rua da Gamboa (com mão invertida), Rua Pedro Ernesto, Rua Sacadura Cabral e Rua Camerino.

Desvio de tráfego de veículos, em função das interdições previstas:

Procedentes da Praça da Bandeira e/ou Tijuca com destino ao Centro:

– Entre 15h e 17h deverão seguir pela Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Rua Estácio de Sá, Rua Frei Caneca, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha.
– Entre 17h e 19h30 deverão seguir pela Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Rua Estácio de Sá, Rua Frei Caneca, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha.
– Após às 19h30 deverão seguir pela Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha.

Procedentes do Centro, pela Rua Visconde do Rio Branco (Praça Tiradentes), com destino à Tijuca: deverão seguir pela Praça da República e Av. Presidente Vargas.

Procedentes da Av. Mem de Sá com destino à Tijuca:
– Até às 17h deverão seguir pela Rua de Santana e Av. Presidente Vargas
– Após às 17h deverão seguir pela Rua 20 de Abril, Praça da República e Av. Presidente Vargas.

Procedentes da Av. Francisco Bicalho com destino ao Centro:
– Até às 17h deverão seguir pela Av. Presidente Vargas;
– Após às 17h deverão seguir pela Av. Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha.

Somente acessarão a área bloqueada veículos com trânsito livre e viaturas de serviço (Bombeiros, Polícia, Trânsito, Ambulâncias, etc).

Desfile das Escolas do Grupo “SÉRIE A” (01/03) e Grupo “ESPECIAL” (02 e 03/03)

A partir das 00h00 de sábado (01/03), a pista central da Av. Presidente Vargas, sentido Centro/Praça da Bandeira, vai ser interditada ao tráfego de veículos, no trecho entre Av. Passos e a última agulha de acesso da pista lateral para a central, para a chegada dos carros alegóricos.

Serão mantidas as interdições e desvios da sexta-feira. A partir do término do desfile e dispersão dos carros alegóricos, operação a ocorrer até às 9h00 do dia 05/03, serão reabertas as vias: Avenida Francisco Bicalho, trecho da pista lateral da Avenida Presidente Vargas, Rua Carmo Neto, Rua Afonso Cavalcanti, Rua Benedito Hipolito, assim como Estácio de Sá e Frei Caneca no sentido Centro e Av. Trinta e Um de Março, interdições que voltam a ser feitas às 16h00 para suporte os preparativos do Sambódromo.

Às 10h serão reabertas as ruas Frei Caneca e Trinta e Um de Março, que voltam a ser interditas às 16h.

Será suspensa neste período a área de lazer da Praça da Cruz Vermelha, assim como o estacionamento da Av. Presidente Vargas para suporte ao SAARA.

Desfile das Escolas do Grupo das “MIRINS” (04/03)

Serão mantidas as interdições previstas para suporte ao desfile dos Grupos da Série A e Especial, exceto as interdições da Rua de Santana, Rua Estácio de Sá e Rua Frei Caneca, que serão reabertas ao tráfego às 10h de terça-feira (04/03).

Às 17h será efetuada interdição da Rua Frei Caneca, trecho entre a Rua Heitor Carrilho e a Av. Marquês de Sapucaí para saída dos componentes das Escolas Mirins.

A liberação total ao tráfego está prevista para ocorrer às 5h de quarta-feira de cinzas (05/03).

Demais interdições previstas para as adjacências do Sambódromo

· Via Binário:
A Av. Binário do Porto, no trecho entre a Rua da Gamboa e a Rua Camerino, será interditada a partir das 23h do dia 28/02 para deslocamento dos carros alegóricos, assim ficando até às 14h do dia 04/03, terça-feira. A mesma volta a ficar interditada para o desfile das Campeãs das 21h de sexta-feira, dia 07/03, até às 6h de sábado dia 08/03. Haverá também interdição do trecho das 6h às 14h de domingo, dia 09/03 para retorno das alegorias.

Como alternativa a Rua da Gamboa terá sua mão invertida no trecho entre Cidade do Samba e Rua Pedro Ernesto. Os veículos deverão seguir: Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Rua Sacadura Cabral e Rua Camerino.

O trecho também ficará fechado na madrugada de quinta para sexta (27/02 para 28/02) para movimentação de carros alegóricos.

· Avenida Rio Branco:
A Av. Rio Branco no trecho entre a Av. Presidente Vargas e a Rua Santa Luzia será interditada a partir das 6h de sábado (01/03) para desfile de blocos carnavalescos até às 10h de quarta-feira (05/03). Será interditada também a Av. Presidente Vargas no trecho entre a agulha de acesso para a pista central após à Av. Passos, próxima ao prédio do DETRAN até a Av. Rio Branco.

· Aterro do Flamengo:
Nos dias 02, 03 e 08/03, o Aterro do Flamengo será interditado ao tráfego de veículos das 18h às 06h dos dias subsequentes, na pista sentido Centro-Zona Sul para o estacionamento de ônibus de Turismo.

· Operação Rodoviária:
Na sexta-feira (28/02), será suspensa a reversível na Avenida Rodrigues Alves e no local será implantada uma faixa exclusiva para movimentação de ônibus. Os ônibus destinados a Rodoviária ficarão estocados na Avenida Pedro II, seguindo para embarque na Rodoviária. A partir das 00h de sábado (01/03), ocorrerá o fechamento da Avenida Rodrigues Alves para passagem dos carros alegóricos, sendo o tráfego desviado para o Binário II, momento que ocorrerá a inversão temporária da Rua Cordeiro da Graça.

Desfile das Escolas do Grupo das “CAMPEÃS” (08/03)
Às 00h serão fechadas as duas pistas centrais da Av. Presidente Vargas, no trecho entre a Praça da República e a Passarela do Metrô Cidade Nova, para a chegada dos carros alegóricos. Serão interditadas também as demais vias no entorno imediato do Sambódromo, inclusive Benedito Hipólito, para preparação do desfile.

Às 13h será interditado o acesso à Av. Presidente Vargas a partir da Av. Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira, assim como a Av. Presidente Vargas, pista lateral no sentido Praça da Bandeira/Centro até a Praça da República. Neste horário as demais vias do entorno ao Sambódromo também serão fechadas, entre elas a Afonso Cavalcanti, a Av. Salvador de Sá, Rua Estácio de Sá e Rua Frei Caneca, momento onde o fluxo direcionado ao Centro será desviado para a Rua Itapiru (veículos procedentes da Av. Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira). Será fechado ainda o acesso a Av. Paulo de Frontin (sob o viaduto), sendo o trânsito desviado para a Rua Santa Alexandrina.

Às 14h será interditada a Av. Trinta e Um de Março.

Às 17h será interditada a Rua de Santana e as áreas de estacionamento da Rua Frei Caneca na área do setor ímpar.

Opções de rotas alternativas para os motoristas no período do Carnaval:

1 – Os veículos procedentes da Av. Francisco Bicalho com destino ao Centro da cidade deverão seguir pela Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru e, sob a saída do Túnel Santa Bárbara, acessar o Túnel Martins de Sá.

2 – Os veículos procedentes da Praça da Bandeira, com destino ao Centro, deverão acessar a Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru e, sob a saída do Túnel Santa Bárbara, seguir pelo Túnel Martins de Sá até a Rua do Riachuelo.

3 – Os veículos procedentes da Av. Brasil, com destino ao Centro, deverão utilizar a Via Binário, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Rua Sacadura Cabral e Rua Camerino e Avenida Passos.

4 – Os veículos procedentes da Praça da Bandeira em direção ao Centro ou Botafogo pelo Túnel Santa Bárbara deverão seguir a Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra e Túnel Martins de Sá, para o Centro. Para Botafogo, é seguir o mesmo trajeto até a Rua Dr. Agra e pegar o retorno para acessar o Túnel Santa Bárbara.

5- Optar sempre pelo uso do transporte público coletivo, seja Metrô, Trens, Barcas ou Ônibus no acesso ao Centro e ao Sambódromo, principalmente neste ano com o aumento da área interditada para obras.

Proibições de estacionamento:

Para preservar a circulação de saída dos carros alegóricos e pedestres, além dos locais onde já existe regulamentação de proibição, o estacionamento estará proibido da seguinte forma:

A partir das 06h do dia 28 de fevereiro até às 10h do dia 05 de março de 2014, e das 06h do dia 08 de março até às 12h do dia 09 de março de 2014, nas seguintes vias:

1) Rua Santa Alexandrina entre Praça Santa Alexandrina e a Rua Estrela, em ambos os lados da via;
2) Praça Condessa Paulo de Frontin, todas as extremidades;
3) Rua Aristides Lobo no trecho entre a Praça Condessa Paulo Frontin e Rua Campos da Paz, em ambos os lados da via;
4) Rua Aristides Lobo, no trecho entre a Rua Campos da Paz e a Rua Ambiré Cavalcanti;
5) Rua Estrela no trecho entre a Av. Paulo de Frontin e a Rua Barão de Petrópolis, em ambos os lados da via;
6) Rua Itapiru em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
7) Rua Doutor Agra em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
8) Praça de Santo Cristo;
9) Rua Equador, no trecho entre a alça de descida do viaduto de descida do Gasômetro até a a Av. Prof. Pereira Reis, em ambos os lados da via;
10) Rua da Gamboa no trecho entre o Binário do Porto e a Rua Rivadávia Correia, em ambos os lados da via;
11) Rua da Gamboa no trecho entre a Rua Rivadávia Correia e a Rua Pedro Ernesto, em ambos os lados da via;
12) Rua Pedro Ernesto no trecho entre a Rua da Gamboa e a Rua Sacadura Cabral, em ambos os lados da via;
13) Rua Sacadura Cabral no trecho entre a Rua Pedro Ernesto e a Rua Camerino;
14) Rua Camerino em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
15) Av. Passos em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
16) Av. República do Paraguai, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
17) Rua Teixeira de Freitas em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
18) Rua Rivadávia Correia, junto a Cidade do Samba, em ambos os lados da via;
19) Av. Binário do Porto, no trecho entre a Rua da Gamboa e a Rua Antônio Lage, em ambos os lados da via;
20) Av. Venezuela, em toda sua extensão, em ambos os lados da via;
21) Rua do Acre, em toda sua extensão, em ambos os lados da via;
22) Av. Marechal Floriano, no trecho entre a Rua Bento Ribeiro e a Rua do Acre, em ambos os lados da via;
23) Av. Pres. Vargas, no trecho entre a Av. Rio Branco e a ponte de retorno próximo a Cidade Nova, em todas as pistas, em ambos os lados da via;
24) Av. Rio Branco, no trecho entre a Av. Pres. Vargas e a Praça Mauá, em ambos os lados da via;
25) Rua Frei Caneca, no trecho entre a Rua Marquês de Sapucaí e a Av. Salvador de Sá, em ambos os lados da via;
26) Av. Salvador de Sá, no trecho entre a Rua Marquês de Sapucaí e a Rua Frei Caneca, em ambos os lados da via;
27) Rua Estácio de Sá, no trecho entre a Rua Néri Pinheiro e a Rua Hélio Beltrão, em ambos os lados da via;
28) Rua Hélio Beltrão, no trecho entre a Rua Estácio de Sá e a Rua Ulisses Guimarães, em ambos os lados da via;
29) Rua Ulisses Guimarães, no trecho entre a Rua Néri Pinheiro e a Rua Dom Marcos Barbosa, em ambos os lados da via;
30) Rua Visconde de Duprat, no trecho entre a Rua Ulisses Guimarães e a Rua Afonso Cavalcanti, em ambos os lados da via;
31) Rua Afonso Cavalcanti, no trecho entre a Rua Visconde de Duprat e a Rua Carmo Neto, em ambos os lados da via;
32) Rua Júlio do Carmo, no trecho entre a Rua Pinto de Azevedo e a Rua Laura de Araújo, em ambos os lados da via;
33) Rua Amoroso Lima, no trecho entre a Rua Júlio do Carmo e a Av. Pres. Vargas;
34) Rua Néri Pinheiro, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via; Rua Correa Vasques, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
35) Rua Santa Maria, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via; Rua São Martinho, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
36) Rua Laura de Araújo, no trecho entre a Av. Salvador de Sá e a Rua Júlio do Carmo, no lado esquerdo da via; Rua Carmo Neto, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
37) Rua Heitor Carrilho, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via; Rua Presidente Barroso, no trecho entre a Av. Salvador de Sá e a Rua Júlio do Carmo, em ambos os lados da via;
38) Rua Comandante Maurity, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via; Rua Benedito Hipólito, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via; Praça Reverendo Álvaro Reis, em todas as extremidades;
39) Travessa Pedregais em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
40) Travessa Onze de Maio, no trecho entre a Rua Tomás Rabelo e a Rua Senhor de Matosinhos;
41) Rua Frederico Silva, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
42) Rua Estácio de Sá, no trecho entre a Rua Hélio Beltrão e a Rua Haddock Lobo, em ambos os sentidos nos dois lados da via, exceto na área destinada aos táxis regulamentados;
43) Rua Joaquim Palhares em toda a sua extensão, em ambos os sentidos nos dois lados da via, exceto na área destinada aos táxis;
44) Rua do Matoso, no trecho entre a Radial Oeste e a Rua Haddock Lobo, em ambos os lados da via;
45) Rua Paula Matos, no trecho entre a Rua José de Alencar e Rua Frei Caneca, em ambos os lados da via, exceto na área destinada aos táxis regulamentados;
46) Rua José de Alencar, no trecho sobre o Túnel Martim de Sá e a Rua Paula Matos, em ambos os lados da via;
47) Rua Haddock Lobo, no trecho entre a Rua do Matoso e a Rua Estácio de Sá, em ambos os lados da via;
48) Rua Vinte de Abril, em toda a extensão, em ambos os lados da via;
49) Rua Carlos Sampaio, no trecho entre a Praça da Cruz Vermelha e a Rua do Senado, em ambos os lados da via;
50) Praça da República, no trecho entre a Rua Visconde do Rio Branco e a Av. Pres. Vargas;
51) Rua Visconde da Gávea em toda a extensão, em ambos os lados da via;
52) Av. Paulo de Frontin em toda a extensão, em ambas as pistas nos dois lados da via.

A SEOP (Secretaria de Ordem Pública) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

Além disso, 20 reboques (leves e pesados) da CET-Rio serão posicionados para desobstrução das vias em caso de quebra de algum ônibus ou outro veículo.

COMO CHEGAR:
Para acessar a área do Sambódromo, a CET-Rio recomenda a utilização de transporte público coletivo regulamentado:

– METRÔ
O público interessado em acessar os setores pares devem utilizar as estações Cidade Nova, Estácio e Praça Onze e os setores ímpares utilizar a estação Central.

– TREM
Deverão utilizar a estação Central do Brasil.

– ÔNIBUS DE LINHAS REGULARES
Mais de 50 linhas passam pela área do evento, vindo de várias regiões da cidade. Atenção aos desvios no entorno.

– TAXIS
Até 22 horas, acesso regular ao entorno do Sambódromo somente para desembarque de passageiros. Após este horário, os táxis só terão acesso aos bolsões de estacionamento nos pontos de embarque para a saída do Sambódromo.

0 comentários