Programa Sena Limpa vai despoluir seis praias do Rio até o fim do ano

O trabalho consiste na separação dos sistemas de drenagem e esgoto nas duas comunidades, incluindo na área formal as redes que ficam nas ruas Gustavo Sampaio e Aurelino Leal, e na recuperação das galerias da região
 

Lançado em 2012 com a missão de despoluir seis das principais praias do Rio até o final deste ano, o Programa Sena Limpa já começou a transformar o cenário de alguns bairros da cidade. Parceria entre a Prefeitura do Rio e o Governo do Estado, o programa está recuperando as praias da Bica (Ilha do Governador), Urca, Leme, Ipanema, Leblon e São Conrado com serviços de drenagem, instalação de redes de coleta de esgoto e modernização de elevatórias, entre outros. As equipes da Fundação Rio-Águas e da Comlurb, que trabalham em ritmo acelerado, contam com o apoio de técnicos da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Cedae.

Programa-Sena-Limpa

Em outubro de 2013 foi anunciado o início do Programa Sena Limpa 2. Com investimento total de R$ 200 milhões (recursos da Prefeitura do Rio e do Governo do Estado), serão atendidas mais seis praias da cidade, sendo quatro dentro da Baía de Guanabara (Botafogo, Flamengo, Guanabara e a orla da Ilha de Paquetá) e duas na Região Oceânica (Copacabana e o trecho Pepê-Joatinga, na Barra da Tijuca). A segunda fase do programa tem prazo de conclusão estimado para o segundo semestre de 2016.

A Rio-Águas realiza interveções nas praias da Bica e de São Conrado. Na Ilha, estão sendo executadas obras de drenagem, já tendo sido construídos 780 dos 900 metros previstos no projeto. Em São Conrado, a orla recebe serviços de recuperação que visam dar fim ao problema de afundamento da calçada, causado pelas ressacas, com a colocação de 106 estacas para dar mais estabilidade à estrutura. A rampa de acesso à praia também está sendo reconstruída.

Ainda em São Conrado, são realizadas obras que incluem instalação do Canal de Tempo Seco da Rocinha, captação do Rio Canoas para o Rio Pires, drenagem do tramo do Rio Canoas e melhorias da captação do Rio Pires para a estação elevatória de esgotos da Cedae. A captação de tempo seco está em andamento no Canal da Rocinha, tendo sido executados 480 dos 520 metros previstos. No Rio Canoas, foram executados 280 dos 900 metros totais. Já no Rio Pires, segundo a Rio-Águas, a intervenção começa em março.

“Na praia da Bica, a obra visa melhorar a qualidade ambiental da areia. Em São Conrado, contribuirá também recuperando o calçadão que tinha um problema crônico de afundamento, provocado pelas ressacas”, explicou o presidente da fundação, Marcelo Sepúlveda.

As ações da prefeitura no Programa Sena Limpa têm recebido elogios dos moradores dos bairros atendidos. Morador da Ilha do Governador, Ivo Brasil Villardo, de 71 anos, diz que ver a recuperação da Praia da Bica é motivo de grande orgulho:

“A orla da Ilha viveu muitos anos de abandono e agora, graças ao empenho do governo municipal, está sendo revitalizada. Com as obras que estão sendo feitas, a história do bairro está mudando. Que a Ilha finalmente volte a ser o que era, com praia limpa, quiosques organizados e iluminação de qualidade. Isso, sem dúvida, atrairá os turistas novamente para cá”.

No Leme, o Sena Limpa integra as ações de urbanização e implantação de infraestrutura do Programa Morar Carioca Verde nos Morros da Babilônia e do Chapéu Mangueira, implantado pela Secretaria Municipal de Habitação. O trabalho consiste na separação dos sistemas de drenagem e esgoto nas duas comunidades, incluindo na área formal as redes que ficam nas ruas Gustavo Sampaio e Aurelino Leal, e na recuperação das galerias da região.

Além disso, o Morar Carioca está construindo uma caixa de captação de tempo seco, obra que permitirá, nos dias de chuva, desviar a antiga rede de drenagem para o novo sistema. As intervenções estão em fase de conclusão. Posteriormente, serão feitas as ligações, em dois pontos, da nova galeria construída pelo Morar Carioca Verde com a galeria de cintura de drenagem da região. A previsão é de que as obras fiquem prontas até maio. Antes mesmo de ser finalizado, o Programa Sena Limpa na Praia do Leme já vem apresentando resultados positivos para população, uma vez que a praia tem se mantido balneável boa parte do ano.

 

Prefeitura do Rio

0 comentários