Rio é finalista do concurso “We love cities” de sustentabilidade

Nesta fase, todos os cariocas e admiradores da Cidade Maravilhosa podem votar pelo site: http://www.welovecities.org/riodejaneiro/
 

A cidade do Rio de Janeiro é finalista do concurso “We Love Cities”, promovido pela Rede WWF, organização mundial que desenvolve centenas de projetos de conservação do meio ambiente. O desafio “Hora do Planeta” convida cidades em todo o mundo a apresentar planos de desenvolvimento urbano sobre energia renovável, a fim de reduzir as emissões de CO2 no e mobilizar ações sustentáveis para o planeta. Nesta fase, todos os cariocas e admiradores da Cidade Maravilhosa podem votar pelo site do torneio, reconhecendo os esforços realizados no Rio de Janeiro em prol da sustentabilidade. 

 We-Love-Rio

Os requisitos para o projeto foram planejamento em transporte público, soluções de energia renováveis, projetos de habitação e gestão de resíduos. Nesse sentido, a Prefeitura do Rio está implantando os BRT’s (Bus Rapid Transit – corredores exclusivos para ônibus articulados), BRS’ (Bus Rapid Service – faixas exclusivas para ônibus) e contribuindo para o aumento das linhas de Metrô. Com isso, a bicicleta passou a fazer parte deste movimento de modernização como um modal não poluente de transporte. Atualmente, o Rio conta com 346km de ciclovias, sendo a segunda maior rede cicloviária da América Latina, perdendo apenas para Bogotá. 

 

Além disso, o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos incentiva a coleta seletiva, a reutilização e a reciclagem, garantindo a redução da geração de resíduos sólidos e a adequada disposição final dos resíduos mediante a utilização de técnicas ambientalmente sustentáveis e propiciadoras do aproveitamento de energia.

 

Desde 1986, a cidade conta com o Programa Mutirão de Reflorestamento, que trabalha na recuperação de florestas e de áreas degradadas do município. O programa tem um contingente de 800 trabalhadores, em uma área superior a 2.000 hectares, onde foram plantadas mais de seis milhões de mudas de espécies nativas de Mata Atlântica.  

 

Um júri de especialistas vai analisar as ações e compromissos relatados e, em uma cerimônia a ser realizada no dia 27 de março, em Vancouver, no Canadá, vai identificar um líder em sustentabilidade por país para a Hora do Prêmio Nacional da Terra Capital, reconhecendo os esforços em prol da sustentabilidade. Além disso, uma das cidades listadas abaixo receberá o título de Capital Mundial da Hora do Planeta:

 

Bélgica: Antuérpia, Bruxelas, Ghent

Brasil: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo

Canadá: Edmonton, North Vancouver, Surrey

Colômbia: Medellín, Monteria

Dinamarca: Copenhagen

Finlândia: LappeenrantaÍndia: Cochin, Coimbatore, HyderabadIndonésia: Semarang, Bogor

México: Cidade do México, Aguascalientes

África do Sul: Cidade do Cabo, Durban

Coréia do Sul: Seoul, Suwon

Suécia: Eskilstuna, Estocolmo, VäxjöTailândia: Khunhan, Muangklang, Nongsamrong

EUA: Boulder, Chicago, Cleveland

 

Prefeitura do Rio

0 comentários