Ações sustentáveis geram aumento de renda a produtores fluminenses

Programa Rio Rural incentiva preservação de nascentes e uso de água como fonte de energia
 

acoes-sustentaveisO programa Rio Rural tem garantido o aumento da renda de produtores fluminenses por meio de ações sustentáveis como a preservação de nascentes, a implantação de barragem subterrânea e o uso de água como fonte de energia. As iniciativas da Secretaria de Agricultura estão beneficiando agricultores do Norte e  do Noroeste.

 

Agricultor de Itaperuna, João Mazorque tem adotado as práticas estimuladas pelo Rio Rural, aumentando sua renda e qualidade de vida. Em seu sítio, onde desenvolve a pecuária leiteira, o agricultor protegeu nascentes e implantou o pastoreio rotacionado. A água em abundância abastece as casas, garante a atividade agrícola e ainda é usada como fonte de energia.

 

“A estiagem está cada vez mais severa, mas a proteção no entorno das nascentes garante que não falte água”, afirmou João Mazorque.

 

Barragem subterrânea

 

Uma barragem subterrânea vem garantindo a disponibilidade hídrica na propriedade do Durval de Souza, de Quissamã. A tecnologia permite o armazenamento de água sob o solo. A barragem é feita com a instalação de uma lona plástica na parte mais baixa do terreno, impedindo que a água das chuvas escoe e permitindo um reservatório para a irrigação.

 

Com a implantação da tecnologia, o agricultor pôde investir em um pastejo rotacionado e na qualidade do rebanho.

 

“Desde o início da captação, a produção de leite das dez vacas aumentou 30%. A barragem acumulou mais de 100 mil litros de água e, por dia, são gastos 22 mil litros para a irrigação do pasto”, explicou Durval.

0 comentários