Caixa Cultural Rio apresenta o Drama cômico “Humor”

A peça tem direção coletiva do grupo mineiro Quatroloscinco -Teatro do Comum
 

A partir de diversos significados da palavra-título “Humor”, atores-diretores do grupo Quatroloscinco – Teatro do Comum exploram manifestações corporais e estados emocionais para construir o drama cômico que estreia na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, no dia 27 de março, com texto deAssis Benevenuto e Marcos Coletta. A temporada acontece de quinta-feira a domingo, até 13 de abril, e terá ainda lançamento de livro, debate e oficina. 

 

 

A peça narra a história de um homem que possui uma doença rara que seca os humores do corpo. Enquanto isso, os demais personagens que o rodeiam tentam reviver suas memórias e seus gestos. Quarto espetáculo de repertório da companhia, Humor traz à tona a discussão sobre a relação da passagem de tempo com a ininterrupta e lenta morte.

 

 

A montagem marca a participação do artista, diretor e pesquisador Rodrigo Campos (Quando o Peixe SaltaPlay meArena de Tolos) no trabalho de orientação criativa dos atores. Para a criação do cenário, o grupo convidou cenógrafo Ed Andrade. Também foram convidados o músico Lucas Yogananda para criação da trilha sonora original e o improvisador colombiano Gustavo Miranda para um treinamento em improvisação. Parcerias anteriores foram conservadas: como a com Marina Arthuzzi na criação de luz e Mariana Blanco na criação de figurino.

 

 

Além das apresentações, o projeto, que tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal, promoverá no domingo (30), às 20h15, o lançamento do livro É só uma formalidade – Outro lado. Na quarta-feira (2), às 14h, será realizada a oficina O ator criador e a criação coletiva, ministrada pelos atores Assis Benevenuto, Ítalo Laureano e Rejane Faria. A oficina é gratuita e terá duração de quatro horas, limitada a 20 vagas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail contato@quatroloscinco.com

 

 

E no último dia da temporada, domingo (13), às 15h, acontece um debate sobre criação dramatúrgica contemporânea, com o crítico teatral Humberto Giancristofaro e integrantes dos grupos Quatroloscinco (MG) e Teatro Inominável (RJ) sobre a criação dramatúrgica contemporânea.A entrada é franca e as senhas serão distribuídas 30 minutos antes do início.

 

A companhia:

Quatroloscinco – Teatro do Comum mantém trabalho continuado de pesquisa e prática teatral desde 2007, baseado principalmente na criação coletiva e autoral sob uma estética contemporânea. A partir de um grupo de pesquisa de alunos de teatro da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a companhia se profissionalizou e se tornou um dos mais destacados e elogiados grupos da nova geração do teatro mineiro, acumulando prêmios, críticas, e apresentações em mais de 40 cidades brasileiras e no Uruguai, em festivais de cunho nacional e internacional.

 

 

O grupo tem em seu repertório os espetáculos É só uma formalidadeOutro LadoGet Out! e Humor, além de dois livros lançados com a dramaturgia de seus espetáculos. Em 2014, o grupo circulará com Humor pelas regiões Sul e Norte do Brasil, com apoio do Prêmio Funarte Myriam Muniz.

 

 

Ficha técnica:

Direção e Atuação: Assis Benevenuto, Italo Laureano, Marcos Coletta, Rejane Faria

Texto: Assis Benevenuto e Marcos Coletta

Orientação criativa: Rodrigo Campos

Iluminação: Marina Arthuzzi

Cenografia: Ed Andrade

Cenotécnico: Nilson Santos

Assistente de Cenografia: Morgana Mafra

Figurinos: Mariana Blanco

Confecção de Figurino: Marcia Correa

Trilha Sonora Original: Lucas Yogananda

Workshop de Improvisação: Gustavo Miranda

Fotografia: Guto Muniz

Design Gráfico: Espaço Lampejo – Filipe Costa e Flora Lopes

Produção: Maria Mourão

Realização: Grupo Quatroloscinco – Teatro do Comum

Patrocínio: Caixa Econômica Federal e do Governo Federal

 

 

Assessoria de Imprensa e entrevistas:

Bianca Senna: bianca@astrolabiocom.com.br – (21) 3065-1698 | 97928-0055

 

 

Serviço:

Espetáculo Humor

Duração: 65 minutos

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)

Telefone: (21) 3980-3815

Data: 27 de março a 13 de abril de 2014 (de quinta-feira a domingo)

Horário: 19h

Ingresso: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.

Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h

Lotação: 137 lugares (Mais 2 para cadeirantes)

Classificação indicativa: 12 anos

Acesso para pessoas com deficiência

 

Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Rio de Janeiro (RJ)

(21) 3980-3096 / 4097

www.caixa.gov.br/imprensa | @imprensaCAIXA

 

0 comentários