Calendário orienta sobre épocas para consumo de 50 produtos

Além do site e de todos os mercados produtores da Ceasa-RJ, o calendário estará à disposição em supermercados
 

calendario-frutasA Divisão Técnica da Ceasa-RJ, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, lançou nesta terça-feira (18/3) o Calendário de Comercialização de Hortifrutícola, para orientar produtores comerciantes e consumidores em geral. O lançamento foi feito durante a Super Rio Expofood, evento anual, que reúne empresários e profissionais do setor de alimentos, no Riocentro, Barra da Tijuca. Com informações sobre safra e entressafra de mais de 50 produtos, é possível acompanhar a oferta de legumes, frutas e verduras ao longo de todo o ano, identificando as épocas mais favoráveis para o plantio, comercialização e consumo.

 

 

Além do site e de todos os mercados produtores da Ceasa-RJ, o calendário estará à disposição em supermercados. O projeto foi desenvolvido com a participação da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), da Associação Comercial dos Produtores e Usuários da Ceasa Grande Rio (Acegri) e da Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro (Aderj). Para facilitar, o calendário classifica como “fraco”, “regular” ou “forte” a oferta mensal de cada produto e indica o melhor período para a comercialização.

 

 

“O calendário é um grande aliado para a dona de casa escolher produtos da época e comprar alimentos diversificados, com preços mais acessíveis. O tomate, por exemplo, está fora de safra. O consumidor pode optar pela berinjela, que está com melhor preço, sem prejuízo na alimentação”, disse Sérgio Marcolini, presidente da Ceasa-RJ.

 

A diversidade de utilizações do calendário, tanto para o consumidor quanto para o comerciante, foi apontada pelo secretário.

 

“A ferramenta beneficia não só o consumidor final, mas o produtor, que pode programar melhor suas lavouras, semeando nos períodos de entressafra. O comerciante também consegue oferecer produtos de qualidade, a preços menores”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto.

 

A Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) vai garantir a distribuição do calendários nas gôndolas dos supermercados do estado. Para Aylton Fornari, presidente do órgão, o consumidor pode economizar mais de 15%, optando por produtos que estejam em período de safra.

 

“Esta é uma importante prestação de serviço, capaz de orientar melhor a alimentação das famílias, que podem buscar alternativas mais econômicas, sem prejuízo da saúde”, disse Aylton.

 

O técnico de panificação e confeitaria, Ivanildo Santos, utiliza mais de 10 quilos de frutas por dia, para a confecção de pães, bolos e tortas. Com a ferramenta, espera poder organizar melhor suas atividades.

 

“Meu trabalho varia conforme a safra dos produtos. Criamos linhas exclusivas, com várias derivações de frutas que estão na safra. Poucos decoram o período de safra dos alimentos, então o calendário é muito importante para o o nosso planejamento”, explicou Ivanildo.

0 comentários