Caravana do Sorriso vai realizar serviços odontológicos em comunidades carentes do Rio Comprido e Santa Teresa

Acesse o site: www.caravanadosorriso.org
 

A Caravana do Sorriso, grande ação voluntária feita em comunidades carentes do Rio de Janeiro, acontecerá em abril e terá duração de três dias. O projeto será realizado no Ginásio Experimental Olímpico Juan Antônio Samaranch, beneficiando as comunidades localizadas na divisa dos bairros de Santa Teresa e Rio Comprido. Nesta ação o atendimento na área de saúde será apenas odontológico, entretanto, haverá muitos serviços assistenciais.

 

 

 

O evento contará com uma farmácia que doará todos os remédios prescritos durante a caravana, além de fazer aferição de pressão arterial e dosagem de glicemia, posto de vacinação, atendimento odontológico contemplando atividades como aplicação tópica de flúor, restaurações de resina, cirurgias e confecção de próteses removíveis. O evento também terá palestras educativas abordando prevenção em saúde pública, distribuição de cartilhas educativas, atividades de recreação, cabeleireiros, local para solicitar carteira de trabalho e emprego, carteira de identidade, doação de vestuários, sapatos, acessórios e brinquedos, entre outros serviços, guiados pela missão de ‘Fazer o bem sem olhar a quem’, lema da Caravana do Sorriso.

 

 

 

O projeto já conta, até o momento, com as seguintes parcerias: ABO – Associação Brasileira de Odontologia Seção Rio de Janeiro, ABO – Regional Duque de Caxias, Arquidiocese do Rio de Janeiro, Belodonto, CLX TECH, Colgate, Coordenadoria de Polícia Pacificadora (UPPs), Cristófoli, CRO-RJ (Conselho Regional de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro), Delegacia da Mulher (Polícia Civil), Detran, Dr.Veit Produtos Oral Care, Fabricatech,FAETEC, Força Aérea Brasileira (DIRSA),Fundação Leão XIII, Ideia Publicidade e Consultoria, Irmãos Cabeleireiros, Laboratório João Emídio, Midia Midia, Nova DFL, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Rádio Catedral FM, Rádio Tupi, Rádio Nativa,  Rotary Club – Braz de Pina, Rotary Club – Rio Comprido, Socialcred Saúde, Sol Brilhante, X Bloom Quality, entre outras parceiras em andamento.

 

 

 

No primeiro dia de atendimento, os voluntários se dedicarão a cadastrar quem buscar ajuda e efetuarão a moldagem para confecção de 200 próteses removíveis provisórias a frio. Nos dois dias subsequentes, serão realizados os serviços assistenciais e de saúde. A organização da caravana acredita que irá realizar cerca de 10 mil procedimentos odontológicos e assistenciais.

 

 

 

A idéia da Caravana foi trazida para o município do Rio de Janeiro por intermédio da Dra. Cristiane Tavares, na época Presidente do Rotary Club RJ – Rio Comprido, período 2012/2013. Um grupo de voluntários da Bahia foi então convidado pelo Rotary Club RJ – Rio Comprido para juntos com voluntários cariocas realizarem uma ação nas comunidades do São João, Matriz e Quieto, situadas no bairro do Engenho Novo, Zona Norte do Rio de Janeiro entre os dias 11 e 14 de abril de 2013, contando com cerca de 230 voluntários (profissionais de diversas áreas). Esse grupo de voluntários baianos, intitulado Caravana da Saúde, atua há cerca de duas décadas no estado da Bahia prestando assistência e oferecendo serviços de saúde a comunidades carentes.

 

 

 

A Caravana do Sorriso não tem vínculo político partidário e nem religioso, e não possui ligação com ONGs. Prioriza comunidades carentes, oferecendo serviços gratuitos, além disso, aceita todo tipo de doação, exceto dinheiro, e todos os profissionais que atuam na caravana são voluntários. A Caravana do Sorriso é coordenada pela Dra. Cristiane Tavares (Coordenadora de Saúde) e por Virgínio Vieira Oliveira (Coordenador-Geral) que são rotarianos , associados ao Rotary Club RJ – Rio Comprido.

 

 

Seja também um voluntário ou parceiro da Caravana do Sorriso! Para fazer doações, entender melhor o projeto e se cadastrar como voluntário do evento acesse o site www.caravanadosorriso.org

 

 

0 comentários